Ouvindo...

Plenário do Senado aprova e projeto em reação às tarifas de Trump vai à Câmara

Aprovado por unanimidade, texto autoriza o governo a adotar contramedidas às restrições econômicas impostas ao Brasil

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (1º), por unanimidade, o projeto que cria a Lei da Reciprocidade Econômica. A decisão ocorre na véspera do anúncio de um “tarifaço” que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve adotar contra outros países. A medida pode afetar o Brasil, que já teve as exportações de aço e alumínio taxadas pelo republicano.

Agora, o texto deve ser votado na Câmara dos Deputados, o que deve acontecer amanhã. Aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na manhã desta terça, a proposta teve a tramitação acelerada a partir de uma articulação que uniu governo e oposição.

“Essa lei, ela é uma lei que não é só para os Estados Unidos, ela contempla todos os mercados com que o Brasil faz comércio exterior, que vende sua mercadoria. E ela é uma lei que não é para ser, ela não é uma retaliação, ela é uma proteção quando os produtos brasileiros forem retaliados”, disse a relatora do texto, senadora Tereza Cristina (PP-MS).

O projeto determina que a Câmara de Comércio Exterior (Camex), ligada à Presidência da República, adote contramedidas em reação às restrições econômicas impostas ao Brasil. Entre as sanções previstas estão taxações adicionais, suspensão de concessões e bloqueios a remessas de royalties.

Na última semana, Trump declarou que as novas taxas abrangeriam todas as nações, mas que poderiam ser mais brandas do que o esperado, deixando espaço para negociações. As medidas serão anunciadas nesta quarta-feira (2), no que o republicano vem chamando de “Dia da Libertação”.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Jornalista nascida na capital federal. Graduada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), foi editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. É especializada em Língua Portuguesa e Revisão de Texto. Na Itatiaia, é Supervisora de Conteúdo desde fevereiro de 2024.
Leia mais