A deputada Dandara (PT-MG) foi eleita nesta quarta-feira (19), por unanimidade, para presidir a Comissão de Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados. Ela é uma dos
Inicialmente, Dandara disputou internamente no PT a presidência da Comissão de Educação com o também mineiro Rogério Correia. Mas, por acordo, o partido acabou cedendo a vaga ao União Brasil.
Em seu discurso, a petista comemorou o fato de assumir o colegiado em um “momento único para o futuro da Amazônia”, em referência à realização da COP 30, a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima, em Belém (PA).
“Será uma oportunidade histórica para reafirmarmos o nosso compromisso para a proteção da Amazônia e para a centralidade dos povos originários e comunidades tradicionais na preservação da nossa sociobiodiversidade. O mundo passa por profundas transformações, abrindo espaço para novas lideranças”, declarou.
Dandara elencou como prioridades de sua presidência o combate ao desmatamento e o respeito aos modos de vida dos povos tradicionais, com a demarcação de seus territórios.