Um protesto organizado por sindicatos e movimentos sociais na manhã deste domingo (16) defendeu a aprovação do projeto de lei que proíbe a escala 6x1, de seis dias de trabalho e uma folga. O ato começou na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte e seguiu até o Shopping Cidade.
Organizada pelo Movimento Trabalho e Dignidade, Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte e pelos partidos PSTU e PCBR, a manifestação defende a escala 4x3, com jornada de trabalhos de 30 horas semanais.
— Itatiaia (@itatiaia) February 16, 2025
A discussão sobre a redução da jornada de trabalho, com a proposta do fim das escalas 6x1, começou no final de 2024, quando a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) apresentou um Projeto de Emenda à Constituição alterando as jornadas de trabalho.
Na semana passada, a deputada anunciou em suas redes sociais que conseguiu as assinaturas mínimas necessárias para protocolar a PEC.
“Graças à mobilização da sociedade, em todo Brasil, ultrapassamos as 171 assinaturas necessárias para protocolar a PEC contra a Escala 6x1 e já nos aproximamos de 200 signatários e co-autores”, informou a deputada.