Ouvindo...

Deportados dos EUA: Itamaraty diz que uso ‘indiscriminado’ de algemas é ‘inaceitável’ e viola acordo

Grupo de 88 pessoas chegou algemado a Manaus na noite da última sexta-feira (24); deportados também relataram problemas com alimentação, maus-tratos e agressões no avião americano

Brasileiros deportados dos Estados Unidos em Manaus

O Ministério das Relações Exteriores publicou nota neste domingo (26) em que afirma que os brasileiros deportados pelos Estados Unidos receberam “tratamento degradante”, uma vez que foram algemados nos pés e nas mãos.

“O uso indiscriminado de algemas e correntes viola os termos de acordo com os EUA, que prevê o tratamento digno, respeitoso e humano dos repatriados”, diz o Itamaraty no texto.

Leia mais:

Desde 2018, os dois países têm um entendimento de permitir a realização de voos de deportação para abreviar a permanência de brasileiros em centros de detenção norte-americanos. A regra é válida para aquelas pessoas que já não podem mais recorrer sobre sua situação imigratória.

Leia também

Ainda segundo Itamaraty, as autoridades brasileiras não permitiram que o voo seguisse para Belo Horizonte após ter pousado em Manaus na noite de sexta-feira (24), “em função do uso das algemas e correntes, do mau estado da aeronave, com sistema de ar condicionado em pane, entre outros problemas e da revolta dos 88 nacionais a bordo pelo tratamento indigno recebido”.

“O governo brasileiro considera inaceitável que as condições acordadas com o governo norte-americano não sejam respeitadas”, destacou o ministério.

Como já havia adiantado em uma publicação nas redes sociais, o Itamaraty informou que encaminhará pedido de esclarecimento ao governo dos Estados Unidos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.