Ouvindo...

Lula escolhe diplomata como presidente da COP-30, que será realizada em Belém

Embaixador André Corrêa já representou o Brasil em Madri, Praga, Washington e Buenos Aires; hoje, ocupa o cargo de secretário Meio Ambiente do Itamaraty

O secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do MRE, embaixador André Corrêa do Lago

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, definiram nesta terça-feira (21) a escolha pelo embaixador André Corrêa do Lago para presidir a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30). O evento, que será realizado em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro de 2025, reunirá mais de 60 mil participantes, incluindo líderes globais, diplomatas, empresários e ativistas de 193 países.

Em entrevista concedida logo após a decisão, no Palácio do Planalto, o embaixador destacou a importância do evento para a discussão climática no país.

“Ela vai ter uma imensa dimensão para o próprio Brasil, como a Rio 92, que teve um impacto muito grande sobre a maneira como o brasileiro percebeu a mudança do clima, percebeu o meio ambiente, percebeu a biodiversidade. Então, tem uma dimensão nacional extremamente importante”, disse ele.

Leia também

Diplomata e experiente

André Corrêa do Lago é uma figura de destaque no cenário diplomático e ambiental. Com uma sólida carreira no Itamaraty, ele tem ampla experiência em negociações internacionais e uma trajetória dedicada ao desenvolvimento sustentável. Nascido em 1959, formou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1981 e ingressou na diplomacia no ano seguinte.

Durante sua carreira, Corrêa do Lago representou o Brasil em embaixadas estratégicas, como as de Madri, Praga, Washington e Buenos Aires, além da Missão junto à União Europeia, em Bruxelas. Desde 2001, passou a focar em temas relacionados ao meio ambiente e às mudanças climáticas, sendo diretor do Departamento de Energia (2008-2011) e do Departamento de Meio Ambiente (2011-2013). Ele foi negociador-chefe do Brasil em eventos como a Rio+20 e em importantes acordos sobre o clima.

Desafios e responsabilidades na COP

Como presidente da COP-30, Corrêa do Lago terá a missão de liderar as negociações entre os países participantes e promover acordos globais para enfrentar a crise climática. Ele também será responsável por representar o evento no cenário internacional, supervisionar a organização e definir prioridades, como a redução de emissões de gases de efeito estufa e o financiamento climático.

Atualmente, André ocupa o cargo de secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, função que desempenha desde março de 2023.

Preparativos em Belém

Para sediar a COP-30, Belém está recebendo investimentos significativos em infraestrutura. O Governo Federal destinou R$ 4,7 bilhões para projetos como a revitalização do Complexo Ver-o-Peso, do Mercado de São Brás e a construção do Parque Linear São Joaquim. As obras visam preparar a cidade para receber o evento de grande porte.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio