O Ministério da Saúde diz que as ações de combate à dengue estão sendo intensificadas, especialmente diante do aumento de casos em diversas regiões do país. Nesta sexta-feira (9), a
A Wolbachia é uma bactéria naturalmente presente em diversos insetos, mas que não ocorre no Aedes aegypti. A técnica consiste em infectar os mosquitos com essa bactéria, que reduz a capacidade de transmissão de doenças como
Durante a visita, a ministra destacou a importância de tecnologias como essa no enfrentamento à dengue.
Além das tecnologias, a ministra disse que a pasta trabalhado em outras frentes para conter o avanço da doença. Segundo Nísia Trindade, “há municípios que já estão com aumento elevado de casos, e nós estamos trabalhando preventivamente para reforçar a vigilância. Isso significa envolver cada cidadão, seguindo as orientações do Ministério, como dedicar 10 minutos semanais para eliminar focos do mosquito em casa”.
Outro ponto de preocupação destacado pela ministra foi a
Por fim, a ministra reforçou a importância de ações de vacinação e desenvolvimento de outras tecnologias, além de fortalecer as ações de prevenção e assistência. “Estamos trabalhando em várias frentes, porque prevenir é melhor que remediar, mas saber cuidar é igualmente importante. A expectativa é que, com a combinação de esforços e inovação, possamos reduzir os impactos da dengue e, no futuro, quem sabe, eliminá-la como problema de saúde pública.”
Visita ao Instituto Oncológico
As declarações foram dadas durante visita da ministra ao Instituto de Oncologia e Ciências Médicas da Feluma, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul da capital mineira.
Durante a visita, Nísia destacou a importância do
A ministra também destacou que o programa estabelece metas para que o diagnóstico de câncer seja concluído em até 30 dias. “O tempo é a saúde. Esse programa foi construído conjuntamente com estados e municípios, destinando recursos para planos de ação regionais. A implementação ocorre com metas e resultados, onde o tempo e a qualidade são fatores fundamentais.”
Visita ao Hospital das Clínicas
Logo depois, Nísia Trindade realizou uma visita ao
“Estamos concretizando o objetivo de ligar a unidade básica de saúde ao hospital de verdade, unindo atenção primária e especializada. Isso é essencial para reduzir os casos e as mortes, especialmente em doenças como o câncer e a dengue”, afirmou.
Além disso, Nísia celebrou o mutirão de cirurgias realizado pela unidade, que em dois meses realizou 167 procedimentos, sendo 107 oncológicos. “O tempo é saúde, e esforços como esses demonstram o impacto de uma rede de atenção bem organizada e integrada com programas como o Mais Acesso a Especialistas”, concluiu.