Ouvindo...

Câmara de BH: vereadores votam nesta quarta-feira (4) projeto que cria isenção para empresas de ônibus

O PL 1109/2024, do prefeito de BH Fuad Noman (PSD), concede isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) às empresas de transporte público coletivo de passageiros por ônibus da capital

Votação ocorre nesta quarta-feira (4)

Vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte votam, nesta quarta-feira (4), em 1º turno, o projeto de lei da prefeitura de BH (PL 1019/24) que pretende isentar empresas de ônibus da capital de impostos.

O texto já tramitou em todas as comissões e agora terá sua primeira votação definitiva. A proposta quer isentar empresas do pagamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), fixado em 5% de suas receitas atualmente.

Leia também

Na mensagem enviada ao Legislativo municipal, o prefeito argumenta que o atual formato de pagamento do imposto municipal é distorcido, tendo em vista que já existe o recolhimento de um imposto federal que acaba retornando como remuneração complementar, e deste modo, o mesmo valor de imposto recolhido, acaba voltando.

“A referida alíquota do ISSQN produz uma distorção nos custos e nas receitas do sistema. Considerando a base de cálculo da contribuição destinada à seguridade social de que trata a Lei federal nº 12.715, de 2012, os valores referentes à remuneração complementar paga pelo Município sofrem a incidência de 2% (dois por cento) recolhidos à União, assim como todas as demais receitas auferidas pelo sistema. Ou seja, exige-se o pagamento de um tributo cujo montante integra a base de cálculo do custo de referência e que sofre a adição do tributo federal sobre o valor recolhido. Este ciclo tem como único efeito gerar o ingresso de 5% (cinco por cento) de ISSQN que retornam sob a forma de remuneração complementar com acréscimo do tributo federal”, justifica a PBH.

Ainda na mensagem enviada, a prefeitura diz que, com a isenção, a renúncia fiscal com o fim do recolhimento do imposto seria compensada com a redução do subsídio municipal direcionado às concessionárias de ônibus.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.