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CCJ da Assembleia aprova criação de Agência Reguladora de Transportes de MG

Projeto apresentado pelo governo Zema tem objetivo de criar órgão para fiscalizar concessões no estado

Nova agência terá como função a fiscalização de contratos de concessão em MG

Os deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovaram, em sessão na tarde desta quarta-feira (13), o projeto do governador Romeu Zema (Novo) que cria a Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig).

O órgão estadual terá como função regular e fiscalizar as concessões feitas no âmbito estadual, nos mesmos moldes que funciona a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) na esfera federal.

O parecer favorável ao projeto foi apresentado pelo deputado Arnaldo Silva (União) em votação simbólica na reunião desta quarta-feira (13).

A criação da agência, com 34 novos cargos, foi motivo de questionamento por parte de deputados que fazem oposição ao governo Zema. Os parlamentares contrários questionam os gastos com a nova agência e apontam que o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) poderia realizar a mesma função.

Em entrevista à reportagem da Itatiaia, o secretário de Infraestrutura, Pedro Bruno Barros de Souza, afirmou que o projeto que cria a Agência Reguladora não vai representar novos gastos ou altos custos para o cofres do estado.

Segundo Pedro Bruno, o projeto prevê a migração de uma equipe que já atua na secretaria de Infraestrutura na fiscalização dos contratos de concessão. A agência, no entanto, terá mais autonomia e transparência para atuar na fiscalização das parcerias com o setor privado.

“É muito importante a gente desmistificar a criação de novas estruturas, de cargos e pessoal. Toda a estrutura da nova agência virá da migração da própria subsecretaria de regulação, que já existe dentro da Secretaria de Infraestrutura. Transformando em agência ela terá autonomia decisória, técnica e orçamentária”, explica o secretário de Infraestrutura.

O que diz o projeto?

  • Cria a Agência Reguladora do setor em MG, a já citada Artemig
  • Define que a agência terá uma diretoria colegiada formada por três pessoas: um diretor-geral e dois diretores-técnicos
  • Os três serão indicados pelo Governador e aprovados pela Assembleia
  • Todos devem ser " brasileiros, de reputação ilibada e elevado conhecimento na área de atuação na Artemig, tendo formação acadêmica e experiência profissional adequada a sua atuação”
  • Eles terão mandatos de 5 anos e não poderão ser reeleitos
  • É atribuição da Diretoria Colegiada da Artemig fiscalizar os contratos assinados com entes privados e autorizar os reajustes de tarifas dentro da previsão contratual, sem necessidade de anuência do governo do estado
  • Além da diretoria, a Artemig terá uma estrutura composta por gabinete, unidades de assessoria, procuradoria, e outras divisões.
  • A Artemig terá o poder de conceder direitos a empresas para explorar bens e serviços com contratos que poderão ser prorrogados em determinadas condições.
  • Antes da criação de novos regulamentos, será realizada uma análise para avaliar os efeitos potenciais das mudanças e garantir que são justificáveis.
  • Segundo o texto, a Artemig poderá prestar apoio técnico à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra) para fixação, reajuste e revisão das tarifas aos serviços e demais atividades do Sistema de Transporte Intermunicipal e Metropolitano.
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Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.