Ouvindo...

Governo de Minas lança programa de incentivo para manter jovens trabalhando no campo

Em parceria com a Emater, projeto irá beneficiar, em primeiro momento, 600 jovens com incentivos para sucessão familiar

Governador em exercício, Mateus Simões (Novo) participou da cerimônia de lançamento do programa Futuro no Campo

Um programa de incentivo para permanência dos jovens no campo e sua sucessão na agricultura familiar foi lançado nesta segunda-feira (04) pelo governo de Minas na Emater, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado. A cerimônia do programa Futuro no Campo teve a participação do governador em exercício, Mateus Simões (Novo) e de jovens rurais de vários municípios mineiros.

A iniciativa tem o objetivo de apoiar os processos de sucessão, considerada essencial para a produção de alimentos e a continuidade das atividades agrícolas no Brasil. De acordo com censo Agropecuário 2017 do IBGE, pessoas com mais de 65 anos representam 21,4% dos moradores de áreas rurais, sendo que em 2006, quando foi realizado o último levantamento, representavam 17,52%. Já a população com idade entre 25 anos e 35 anos, são 9,48% do contingente, abaixo dos 13,56% do censo anterior.

Um dos motivos para estes números, segundo o anuário 2023 da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), feito em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), é a falta de perspectiva de trabalho e oportunidades no campo. Agora, de acordo com o governador em exercício, a expectativa é de manter os jovens nas atividades rurais.

“A gente tem uma dificuldade histórica em Minas Gerais de garantir que os proprietários de pequenos módulos rurais e os possuidores de pequenas propriedades fiquem na terra por conta da dificuldade de sustentar suas famílias a partir dessa produção. O que a gente está promovendo com o Futuro no Campo é a garantia da capacitação técnica dessas famílias e desses jovens para que eles não só tenham condição de ficar, mas possam fazer isso numa condição de dignidade”, afirmou.

A princípio seriam 500 jovens contemplados na primeira fase do programa, que já tem edital publicado, com investimento de cerca de R$ 2 milhões, repassados pelo governo de Minas à Emater-MG. No entanto, durante a cerimônia, o deputado federal Zé Silva (Solidariedade) anunciou mais R$ 500 mil em emendas parlamentares para colocar mais 100 jovens na lista de beneficiados.

“Nós temos um movimento de evasão rural em busca de oportunidades. Então, normalmente, a gente tem uma interrupção da produção nas nossas pequenas propriedades em virtude de os netos estarem saindo das propriedades para estudar na cidade ou trabalhar, porque não vêm na cidade ou não vêm no campo as oportunidades que eles vêm na cidade. O que a gente está demonstrando para eles é que isso não é verdade e que é possível, na verdade, inverter a lógica, trazendo de volta, às vezes, gente que já foi para o campo”, afirmou Mateus.

Leia também

Projetos de capacitação

O programa vai oferecer capacitações em gestão de empreendimentos, cooperativismo, comercialização e inclusão digital. Poderão participar jovens rurais com idade entre 16 e 29 anos, agricultores ou filhos de agricultores familiares, produtores rurais, que estejam enquadrados no processo familiar de produção rural.

“Então a gente deve selecionar cada vez aquelas famílias mais vulneráveis que mais precisam para a gente levar, porque o apoio desse projeto não é só assistência técnica, a Emater vai ajudar o que a gente chama de fomento. A gente vai levar as condições para ele instaurar um projeto produtivo”, explica o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.

O edital e mais informações sobre o programa Futuro no Campo podem ser conferidas no site da Emater-MG.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.