Ouvindo...

Segurança é problema estrutural e não do governo A ou B, diz presidente do STF

Ministro Edson Fachin foi questionado sobre operação que deixou 121 mortos no RJ e falou sobre os desafios da segurança pública no país

Venceu o entendimento do ministro Edson Fachin

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, afirmou que a segurança pública é um desafio estrutural do Brasil e não um problema de determinados governos.

“De fato, é fundamental que haja uma cooperação institucional em todos os níveis e sejam deixadas de lados as diferenças menores da conjuntura. Tratar da violência e tratar da segurança pública não é um problema conjuntural do governo A ou do governo B, é um problema estrutural do Estado e da sociedade brasileira”, disse Fachin, durante agenda em Bauru (SP) na sexta-feira (31).

Fachin ainda falou sobre o “justo interesse” da população de viver em paz e poder sair de casa em segurança. “As autoridades e pessoas que estão em funções públicas têm esse dever e o Poder Judiciário brasileiro não se furtará de fazer a sua parte”, concluiu o presidente do STF.

As declarações do ministro acontecem dias após a operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro ser deflagrada nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte da cidade. A ação resultou em 121 mortes, segundo dados do governo do estado, e abriu um embate sobre a competência dos entes federativos.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.