O governador Romeu Zema (Novo) ficará fora do país por duas semanas. Em agendas oficiais, Zema terá compromissos em três países no mês que vem.
No próximo sábado (2), Zema embarca para a China. Na segunda passagem pelo território chinês em cerca de um ano, Zema terá encontros com representantes do governo e empresários em busca de atrair investimentos para Minas Gerais. Zema se juntará a empresários mineiros e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) que estarão na China em rodadas de atração de negócios.
Em uma agenda semelhante em novembro do ano passado, o político do Novo assinou cinco acordos com empresas chinesas e atraiu cerca de R$ 800 milhões em investimentos para o Estado. O governador ficará na China até 10 de outubro.
Após encerrar a incursão chinesa, Zema seguirá para o Azerbaijão, onde vai participar da COP 29, a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU). O governador terá compromissos na COP nos dias 11, 12 e 13 de novembro.
Por fim, o governador irá encerrar a agenda internacional em Portugal. Em Lisboa, Zema irá participar de encontros bilaterais com o governo de Portugal e empresários. Além disso, Zema irá comparecer a uma edição internacional do Lide, o Grupo de Líderes Empresariais, gerenciado pelo empresário e ex-governador de São Paulo, João Dória Jr.
Em solo português, empresários e autoridades vão se reunir para debater oportunidades de investimentos para o Brasil. O governador também tentará vender as potencialidades de Minas e atrair empresas portuguesas para Minas.