Polícia instaura inquérito para apurar incêndio que atingiu complexo do Hospital das Clínicas, em SP

A principal suspeita é que um gerador tenha falhado e provocado o incêndio que provocou a remoção de pacientes graves e entubados

Polícia instaura inquérito para apurar incêndio que atingiu complexo do Hospital das Clínicas, em SP

A Polícia Civil de São Paulo instaurou um inquérito para apurar as causas do incêndio que atingiu o complexo hospitalar do Hospital das Clínicas. A principal suspeita é de que um gerador tenha apresentado falha e dado início ao fogo.

As chamas, que começaram no início da tarde dessa sexta-feira (30), provocaram uma fumaça intensa, o que motivou a retirada às pressas de pacientes graves e entubados do Instituto do Coração (InCor) e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). Funcionários dos hospitais foram responsáveis pelas transferências dos pacientes. Ninguém ficou ferido em decorrência do incêndio, afirmou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-SP).

Apesar de a fumaça preta ter tomado conta do InCor, a Secretaria de Saúde do Estado informou que as chamas começaram na área técnica da caldeira e do gerador de energia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), instalada em uma área externa do complexo hospitalar do Hospital das Clínicas.

Segundo a pasta, a fumaça atingiu o Instituto do Coração (InCor) e o próprio prédio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-SP).

A Secretaria de Segurança Pública, responsável pelo Corpo de Bombeiros, confirmou que o incêndio começou após um dos geradores do complexo hospitalar entrar em combustão. No entanto, a pasta informou que as chamas atingiram o subsolo do prédio. Oito viaturas e 24 bombeiros atuaram no combate às chamas. Os trabalhos de rescaldo só foram concluídos no início da noite, após mais de quatro horas de atuação dos militares.

Problema no gerador ocorreu durante manutenção da Enel, dizem testemunhas

Informações preliminares de testemunhas apontam que a Enel, responsável pelo fornecimento de energia na Grande São Paulo, realizava uma manutenção programada na região. Para a execução do serviço, a energia foi desligada. Com a interrupção do fornecimento, os geradores do hospital entraram em funcionamento. Nesse momento, um dos equipamentos pode ter apresentado falha e dado início às chamas.

O que diz a Enel:

“A Enel São Paulo informa que o incêndio ocorreu no gerador que pertence ao hospital, enquanto a rede elétrica da distribuidora estava desligada para a realização de um serviço de emergência na região. A companhia já restabeleceu o fornecimento de energia para o InCor e está atuando para dar todo o apoio necessário à instituição. A Enel disponibilizou dois geradores e uma equipe que ficará à disposição da unidade de saúde.”

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.

Ouvindo...