A Polícia Civil de São Paulo instaurou um inquérito para apurar as causas do
As chamas, que começaram no início da tarde dessa sexta-feira (30), provocaram uma fumaça intensa, o que motivou a retirada às pressas de pacientes graves e entubados do Instituto do Coração (InCor) e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). Funcionários dos hospitais foram responsáveis pelas transferências dos pacientes. Ninguém ficou ferido em decorrência do incêndio, afirmou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-SP).
Apesar de a fumaça preta ter tomado conta do InCor, a Secretaria de Saúde do Estado informou que as chamas começaram na área técnica da caldeira e do gerador de energia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), instalada em uma área externa do complexo hospitalar do Hospital das Clínicas.
Segundo a pasta, a fumaça atingiu o Instituto do Coração (InCor) e o próprio prédio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-SP).
A Secretaria de Segurança Pública, responsável pelo Corpo de Bombeiros, confirmou que o incêndio começou após um dos geradores do complexo hospitalar entrar em combustão. No entanto, a pasta informou que as chamas atingiram o subsolo do prédio. Oito viaturas e 24 bombeiros atuaram no combate às chamas. Os trabalhos de rescaldo só foram concluídos no início da noite, após mais de quatro horas de atuação dos militares.
Problema no gerador ocorreu durante manutenção da Enel, dizem testemunhas
Informações preliminares de testemunhas apontam que a Enel, responsável pelo fornecimento de energia na Grande São Paulo, realizava uma manutenção programada na região. Para a execução do serviço, a energia foi desligada. Com a interrupção do fornecimento, os geradores do hospital entraram em funcionamento. Nesse momento, um dos equipamentos pode ter apresentado falha e dado início às chamas.
O que diz a Enel:
“A Enel São Paulo informa que o incêndio ocorreu no gerador que pertence ao hospital, enquanto a rede elétrica da distribuidora estava desligada para a realização de um serviço de emergência na região. A companhia já restabeleceu o fornecimento de energia para o InCor e está atuando para dar todo o apoio necessário à instituição. A Enel disponibilizou dois geradores e uma equipe que ficará à disposição da unidade de saúde.”