Incêndio no Instituto do Coração: Bombeiros suspeitam que chamas começaram em gerador

Enel interrompeu fornecimento de energia para realização de manutenção programada; gerador pode ter apresentado falha

Incêndio atingiu o Instituto do Coração, em SP, nesta sexta-feira (30)

Os Bombeiros suspeitam que o incêndio que atingiu, na tarde desta sexta-feira (30), o Instituto do Coração, ligado ao Hospital das Clínicas, possa ter começado em um dos geradores da unidade hospitalar, que fica na zona oeste de São Paulo. Os geradores ficam no subsolo, área onde os militares concentraram boa parte dos trabalhos de combate às chamas.

Informações preliminares de testemunhas apontam que a Enel realizava uma programada manutenção na rede elétrica da região. Para realização do serviço, a energia foi desligada. Com a interrupção do serviço, os geradores do hospital entraram em ação. Neste momento, um dos equipamentos pode ter apresentado uma falha e ter dado início às chamas.

O que diz a Enel

Procurada para comentar o assunto, a Enel informou que restabeleceu o fornecimento de energia para o Incor. A distribuidora diz que atuou para dar todo apoio necessário à instituição.

“A Enel São Paulo infoma que o incêndio ocorreu no gerador que pertence ao hospital, enquanto a rede elétrica da distribuidora estava desligada para a realização de um serviço de emergência na região. A companhia já restabeleceu o fornecimento de energia para o Incor e está atuando para dar todo apoio necessário à instituição. A Enel disponibilizou dois geradores e uma equipe que ficará a disposição da unidade de saúde”, disse.

Pacientes precisaram ser transferidos

Oito viaturas e 24 bombeiros foram mobilizados para atuar no combate às chamas. Pacientes graves e entubados foram retirados do Instituto do Coração e transferidos para alas seguras no Hospital das Clínicas. Até o momento, não há registro de feridos ou mortos em decorrência do incêndio.

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.

Ouvindo...