Um homem apontado como gerente do tráfico de drogas da gangue “Pau Comeu” foi preso na manhã desta sexta-feira (30), durante uma operação conjunta entre o Gepar 7, o Comando Tático Móvel do 22º BPM e o setor de inteligência da Polícia Militar. A ação ocorreu na Vila Nossa Senhora Aparecida,
Identificado como Rafael Filipe, ele é descrito pela corporação como um indivíduo de alta periculosidade. Segundo as investigações, ele teria se filiado à facção do Comando Vermelho e participado ativamente de tentativas recentes de tomada de pontos de venda de drogas na região, que geraram intensos conflitos armados e mortes nos últimos dias.
Em entrevista à Itatiaia, o Sargento Rafael Oliveira, da 127ª Companhia do 22º Batalhão, detalhou que o suspeito estava foragido e se escondia no Morro das Pedras para evitar ser preso ou morto por rivais.
“Ele figurava como suspeito em um dos homicídios recentes, inclusive em um ataque na região hospitalar contra um traficante que era líder da vila onde ele atuava como gerente”, explicou o Sargento Rafael. De acordo com o militar, o criminoso se rebelou contra a própria organização local para buscar apoio externo da facção carioca.
“Ele estava homiziado no Morro das Pedras, fracionando drogas que seriam enviadas para o Pau Comeu. Ele sabia que, se permanecesse na região de conflito, acabaria preso ou morto pelos rivais”, completou.
Balanço da Operação
A operação resultou na apreensão de um arsenal e drogas.
Armamento e Equipamentos:
- 01 Pistola Glock 9mm
- 24 Munições de 9mm e 02 carregadores (um deles alongado)
- 01 Rádio comunicador e 01 celular
- 03 Balanças de precisão
Drogas Apreendidas:
- 299 Pedras de crack
- 260 Pinos de cocaína
- 180 Porções de maconha
O material e o conduzido foram encaminhados para a Central de Flagrantes (CEFLAN) para as providências judiciais. O caso segue sob investigação para identificar outros envolvidos na tentativa de expansão das facções na capital.