Um incêndio criminoso atingiu a primeira matriz de Minas Gerais na tarde dessa quinta-feira (29). A igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Raposos, na Grande BH, teve a sua porta danificada pelas chamas.
Pessoas que passavam pelo local se assustaram com o fogo e acionaram a Polícia Militar. A situação foi controlada rapidamente pelos próprios moradores da região e não deixou pessoas feridas.
Apesar disso, o episódio se configura como um risco ao patrimônio histórico, tanto em níveis municipais quanto federais.
Confira imagens do incêndio
Incêndio criminoso atinge primeira igreja matriz de Minas; veja vídeo
— Itatiaia (@itatiaia) January 30, 2026
📲 Leia mais em https://t.co/ze8WN7tHaV
📷 Imagens cedidas à Itatiaia pic.twitter.com/yAA2O5MHwQ
Dinâmica do crime
O incêndio começou após uma moradora da cidade atear fogo em um colchão na porta do imóvel. Segundo a Polícia Militar, a ação foi motivada por vingança, após uma briga entre a suspeita e um outro morador.
A mulher foi autuada por crime de dano, com agravante por se tratar de um patrimônio público e tombado, mas deve responder ao processo em liberdade. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Importância da Matriz
A igreja de Nossa Senhora da Conceição, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e datada de 1690, é a primeira igreja matriz de Minas Gerais. Nela, encontram-se obras da primeira fase do movimento artístico e cultural barroco. O monumento abriga obras assinadas por Aleijadinho e diversos outros artistas famosos do período.
Segundo Weverton Henrique, secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Raposos, a matriz está em um processo de restauração desde o início de 2025. A igreja passa por uma série de reformas, acompanhadas por profissionais do restauro, para manutenção e conservação do patrimônio cultural.
Após o incêndio, equipes de perícia da Polícia Civil foram acionadas. Até o momento, não há uma quantificação em valores do prejuízo financeiro estimado. Agora, a reparação necessária diante aos danos causados pelo fogo será incluída no plano de restauração da igreja.
Confira a nota da Secretaria
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Raposos, reconhecida como a primeira Igreja Matriz de Minas Gerais e tombada em nível federal, possui enorme relevância histórica, cultural e religiosa não apenas para o município, mas para todo o país.
Desde o início da gestão, em 2025, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo vem trabalhando na reorganização das políticas culturais do município, tendo como uma de suas prioridades a preservação do patrimônio cultural, reforçando a importância da história local e o sentimento de pertencimento da população. Nesse contexto, foram elaborados e aprovados projetos de restauro e preservação da Igreja Matriz, Capela do Rosário e a Estação Ferroviária de Raposos, por meio da Lei Rouanet, que atualmente buscam captação de recursos junto à iniciativa privada, com o objetivo de garantir a manutenção e a identidade cultural da cidade.
Na data de 29 de janeiro de 2026, infelizmente, ocorreu um episódio em que uma moradora ateou fogo em um colchão em frente à porta central da Igreja Matriz, em plena luz do dia. O fogo foi rapidamente controlado, evitando danos maiores à estrutura do bem tombado. O prefeito municipal, juntamente com o secretário de Cultura e o padre responsável pela paróquia, estiveram no local e realizaram as primeiras intervenções. Um boletim de ocorrência foi registrado e será devidamente encaminhado ao IPHAN, órgão federal responsável pela proteção e fiscalização do patrimônio tombado.
Em resposta imediata ao ocorrido, no dia 30 de janeiro de 2026, foi realizada uma reunião entre todo o secretariado do município de forma integrada, afim de tomar as providencias do ocorrido. Além disso, teve a convocação da reunião extraordinária do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Raposos, com o objetivo de apurar os fatos, registrar oficialmente o episódio e definir as providências necessárias. A partir dessa reunião, serão elaboradas medidas técnicas voltadas à intervenção, preservação, restauro e reforço da segurança do patrimônio.
A Prefeitura de Raposos reforça que todas as medidas cabíveis já estão sendo tomadas, em articulação com os órgãos competentes, para garantir que a preservação da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição seja conduzida com responsabilidade, transparência e êxito, assegurando a proteção deste importante símbolo da história, da fé e da identidade cultural do município.