O Secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, João Paulo Mena Barreto, revelou que, em breve, os pedidos de supressão de árvores na capital serão concentrados na secretaria.
“Está sendo publicado um decreto que vai concentrar todos os pedidos de supressão de árvores na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Isso vai tornar o processo mais rápido e eficiente”, afirmou o secretário, em entrevista ao programa Rádio Vivo.
Atualmente, os pedidos passam pelas regionais administrativas e vão para a Secretaria de Obras. Caso aprovado o pedido, a regional a executa, se for negado, o recurso vai para a Secretaria de Meio Ambiente, o que pode causar muita demora na espera do corte de árvores.
“A partir já do próximo mês, toda a questão de pedido de supressão será feito na Secretaria de Meio Ambiente e vai deixar mais célere, mais rápido o processo”, afirmou.
“A população precisa de um serviço público mais ágil e bem prestado, e é isso que estamos buscando”, acrescentou.
Fim do uso de carroças
Durante a entrevista, o secretário falou sobre a
“A lei entrou em vigor hoje e, a partir de agora, fica proibida a utilização de veículos de tração animal no município de Belo Horizonte. A fiscalização já está na rua”, afirmou.
A legislação foi aprovada em 2021 e, inicialmente, previa o fim das carroças em 2030. Porém, o prazo foi antecipado para dia 22 de janeiro de 2026.
“Muita gente acreditou que essa lei não ia pegar, mas ela vai funcionar e está em vigor”, disse.