A chuva que atinge vários estados do Brasil em janeiro deve continuar nos primeiros dias de fevereiro. A previsão é do Instituto Climatempo, que aponta a atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um dos principais sistemas responsáveis pelos períodos de chuva mais persistente no Brasil durante o verão.
- Leia também:
Chuva em BH já supera média histórica de janeiro e instabilidade segue no fim de semana
“A partir deste domingo (1º), um novo corredor de umidade deve começar a se configurar, atravessando o país desde o Norte, passando pelo Centro-Oeste e alcançando o Sudeste. Esse padrão atmosférico favorece a formação de extensas áreas de instabilidade, com chuva mais frequente e aumento do risco de episódios de chuva forte, recorrente e transtornos associados”, informa o texto.
O Climatempo ressalta que o novo episódio será diferente dos últimos dois registrados no país, com atuação mais ao Sul, impactando parte do Mato Grosso do Sul e todo o estado do Rio de Janeiro, além das áreas tradicionalmente afetadas.
“Também seguem dentro da faixa de atuação do sistema os estados de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Acre, Rondônia e Amazonas”, reforça.
A expectativa é de que este episódio tenha duração mais curta, começando a se organizar ao longo do domingo (1) e perdendo força já na quarta-feira (4).
“Mesmo com duração mais curta, a chuva persistente sobre áreas já úmidas aumenta o risco de alagamentos, enxurradas, elevação de córregos e rios, além de deslizamentos de terra em regiões de encosta. Por isso, o acompanhamento das atualizações da previsão do tempo é fundamental ao longo dos próximos dias”, orienta o instituto.
A ZCAS é caracterizada por uma larga e prolongada zona de convergência de umidade sobre o Brasil, que gera grandes áreas de chuva sobre parte do país, por vários dias consecutivos.