A morte do cachorro ‘Orelha’, agredido no dia 4 de janeiro na praia de Brava, em Santa Catarina, e submetido à eutanásia 24 horas depois por causa da gravidade dos ferimentos, jogou luz a uma série de casos bárbaros de violência e maus-tratos contra cães em vários estados brasileiros.
Nos últimos dias, histórias chocantes mobilizaram as autoridades e horrorizaram a sociedade civil, que se organizou para realizar manifestações contra as agressões aos animais.
Além do caso ‘Orelha’, o mais emblemático e que gerou comoção nacional, histórias como a de “Caramelo”, cachorro comunitário que era cuidado por moradores do Jardim Três Marias, na Zona Leste de São Paulo, e morto com cerca de 10 tiros, trouxeram à tona crimes estarrecedores cometidos no país até mesmo durante o dia.
Caso ‘Orelha’
Familiares dos adolescentes são suspeitos de coagir testemunhas da ação contra Orelha e atrapalhar o andamento da investigação.
‘Caramelo’ de Santa Catarina
Um dos jovens chegou a levar o animal no colo para dentro do mar
As investigações da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) revelaram que o
De acordo com as autoridades, um dos jovens chegou a levar o animal no colo para dentro do mar, mas o cão conseguiu escapar e sair da água. O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, adotou o cão.
Caso ‘Cassiano’
Caso já está sob investigação da Polícia Civil
Um
O animal, que estava sob um bloco de concreto no momento em que foi localizado na última quinta-feira (29), foi encaminhado para atendimento veterinário em estado grave. Na noite dessa sexta-feira (30), foi divulgada a informação de que o animal não sobreviveu.
‘Caramelo’ de São Paulo
Um
No vídeo, é possível ver o agressor em um ponto de ônibus discutindo com uma mulher. O barulho da discussão deixou o animal agitado, fazendo-o latir. Em resposta, o homem sacou um revólver e disparou diversas vezes contra o cão, fugindo do local logo em seguida.
Cachorro arrastado em Tupaciguara-MG
Caso ocorreu na última quarta-feira (28)
A Polícia Civil investiga um caso de maus-tratos de animal flagrado em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, na última quarta-feira (28). Imagens de circuito de câmeras de segurança que circulam nas redes sociais mostram um
Segundo o Boletim de Ocorrência registrado pela Polícia Militar com moradores do local, o caso ocorreu por volta das 15h47 do dia 28, quando o motorista de um veículo Fiat Uno Mille, de cor prata, teria transitado pela Rua Rafael Henrique da Silva com o cão amarrado na traseira do carro.
Caso ‘Abacate’
Cão Abacate foi baleado
Uma ONG de Toledo, no Paraná, denunciou, na terça-feira (27), que um
‘Abacate’ foi levado para atendimento veterinário em uma clínica particular, passou por exames e procedimento cirúrgico, mas não resistiu.
Caso ‘Brisa’
Animal foi socorrido e encaminhado para uma clínica veterinária
Uma mulher e seu filho foram presos suspeitos de agredir
De acordo com a Polícia Militar, as equipes receberam informações de que os suspeitos teriam agredido uma cadela da raça boxer na casa onde moravam. Em seguida, o filho da mulher teria levado o animal para uma área de mata, onde o amarrou com uma corda e voltou a agredi-lo.
Ainda segundo os militares, o homem deixou o local acreditando que a cadela teria morrido. O animal, no entanto, foi encontrado com vida, mas com vários ferimentos na região da cabeça e com proptose ocular (condição em que os olhos ficam para fora).
Fogo em casinhas de cães em Nova Lima-MG
A Polícia Militar de Minas Gerais foi acionada na manhã de quinta-feira (29) após um homem colocar
O caso ocorreu na Rua Kingston, no bairro Jardim Canadá. Os policiais foram acionados ao local por duas mulheres que se identificam como protetoras de animais autônomas.
Segundo testemunhas, o autor passou de moto no local horas antes de cometer o crime. Ele foi perseguido pelos cães, perdeu o controle da direção e bateu em um posto.