‘Orelha': casos aterrorizantes de violência e maus-tratos contra cães ligam alerta no Brasil

Histórias chocantes mobilizaram as autoridades e horrorizaram a sociedade civil, que se organizou para realizar manifestações contra as agressões

Orelha foi brutalmente assassinado

A morte do cachorro ‘Orelha’, agredido no dia 4 de janeiro na praia de Brava, em Santa Catarina, e submetido à eutanásia 24 horas depois por causa da gravidade dos ferimentos, jogou luz a uma série de casos bárbaros de violência e maus-tratos contra cães em vários estados brasileiros.

Nos últimos dias, histórias chocantes mobilizaram as autoridades e horrorizaram a sociedade civil, que se organizou para realizar manifestações contra as agressões aos animais. Protestos foram marcados em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

Além do caso ‘Orelha’, o mais emblemático e que gerou comoção nacional, histórias como a de “Caramelo”, cachorro comunitário que era cuidado por moradores do Jardim Três Marias, na Zona Leste de São Paulo, e morto com cerca de 10 tiros, trouxeram à tona crimes estarrecedores cometidos no país até mesmo durante o dia.

Caso ‘Orelha’

Cachorro comunitário de cerca de 10 anos de idade que vivia na Praia Brava, em Santa Catarina, ‘Orelha’ foi atacado por quatro adolescentes. Muito ferido, ele foi levado para uma clínica veterinária, que o submeteu à eutanásia.

Familiares dos adolescentes são suspeitos de coagir testemunhas da ação contra Orelha e atrapalhar o andamento da investigação.

‘Caramelo’ de Santa Catarina

Um dos jovens chegou a levar o animal no colo para dentro do mar

As investigações da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) revelaram que o grupo de adolescentes suspeito de causar a morte do cão “Orelha” também teria tentado afogar outro cachorro, de cor caramelo.

De acordo com as autoridades, um dos jovens chegou a levar o animal no colo para dentro do mar, mas o cão conseguiu escapar e sair da água. O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, adotou o cão.

Caso ‘Cassiano’

Caso já está sob investigação da Polícia Civil

Um crime de maus-tratos chocou a cidade de Sapiranga, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Um cachorro de pequeno porte foi resgatado por moradores após ser encontrado enterrado vivo em uma área de descarte de lixo e entulho no bairro São Luiz.

O animal, que estava sob um bloco de concreto no momento em que foi localizado na última quinta-feira (29), foi encaminhado para atendimento veterinário em estado grave. Na noite dessa sexta-feira (30), foi divulgada a informação de que o animal não sobreviveu.

‘Caramelo’ de São Paulo

Um cachorro comunitário que era cuidado por moradores do Jardim Três Marias, na Zona Leste de São Paulo, foi morto com cerca de 10 tiros na Avenida Ragueb Chohfi. O crime ocorreu no dia 18 de janeiro, mas as imagens ganharam repercussão nas redes sociais apenas nesta semana.

No vídeo, é possível ver o agressor em um ponto de ônibus discutindo com uma mulher. O barulho da discussão deixou o animal agitado, fazendo-o latir. Em resposta, o homem sacou um revólver e disparou diversas vezes contra o cão, fugindo do local logo em seguida.

Cachorro arrastado em Tupaciguara-MG

Caso ocorreu na última quarta-feira (28)

A Polícia Civil investiga um caso de maus-tratos de animal flagrado em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, na última quarta-feira (28). Imagens de circuito de câmeras de segurança que circulam nas redes sociais mostram um motorista arrastando um cachorro amarrado no carro pelas ruas da cidade no interior.

Segundo o Boletim de Ocorrência registrado pela Polícia Militar com moradores do local, o caso ocorreu por volta das 15h47 do dia 28, quando o motorista de um veículo Fiat Uno Mille, de cor prata, teria transitado pela Rua Rafael Henrique da Silva com o cão amarrado na traseira do carro.

Caso ‘Abacate’

Cão Abacate foi baleado

Uma ONG de Toledo, no Paraná, denunciou, na terça-feira (27), que um cão comunitário morreu baleado. Segundo o Instituto de Proteção Animal de Toledo, ‘Abacate’ era cuidado por moradores do bairro Tocantins. A população da própria comunidade o resgatou.

‘Abacate’ foi levado para atendimento veterinário em uma clínica particular, passou por exames e procedimento cirúrgico, mas não resistiu.

Caso ‘Brisa’

Animal foi socorrido e encaminhado para uma clínica veterinária

Uma mulher e seu filho foram presos suspeitos de agredir uma cadela a pauladas em Itumirim, no Sul de Minas. As prisões ocorreram nesta sexta-feira (30).

De acordo com a Polícia Militar, as equipes receberam informações de que os suspeitos teriam agredido uma cadela da raça boxer na casa onde moravam. Em seguida, o filho da mulher teria levado o animal para uma área de mata, onde o amarrou com uma corda e voltou a agredi-lo.

Ainda segundo os militares, o homem deixou o local acreditando que a cadela teria morrido. O animal, no entanto, foi encontrado com vida, mas com vários ferimentos na região da cabeça e com proptose ocular (condição em que os olhos ficam para fora).

Fogo em casinhas de cães em Nova Lima-MG

A Polícia Militar de Minas Gerais foi acionada na manhã de quinta-feira (29) após um homem colocar fogo em casinhas de cachorros de rua em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O caso ocorreu na Rua Kingston, no bairro Jardim Canadá. Os policiais foram acionados ao local por duas mulheres que se identificam como protetoras de animais autônomas.

Segundo testemunhas, o autor passou de moto no local horas antes de cometer o crime. Ele foi perseguido pelos cães, perdeu o controle da direção e bateu em um posto.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...