Tremor de terra é registrado em Sete Lagoas, na Região Central de Minas

Abalo de magnitude preliminar 3,0 ocorreu às 14h35 e, segundo relatos, foi sentido por moradores da cidade e de áreas vizinhas

Imagem da área central de Sete Lagoas

Um tremor de terra de magnitude preliminar 3,0 foi registrado na tarde desta sexta-feira (30), nas proximidades de Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais. O abalo ocorreu às 14h35 e, segundo relatos, foi sentido por moradores da cidade e de áreas vizinhas.

O evento foi detectado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). A rede é coordenada pelo Observatório Nacional, com apoio do Serviço Geológico do Brasil, e monitora a atividade sísmica em todo o país por meio de cerca de 100 estações sismográficas.

Leia também

Este foi o terceiro tremor registrado em Minas Gerais apenas na última semana. No dia 27 de janeiro, os municípios de Riacho dos Machados e Frutal também registraram abalos sísmicos, com magnitudes de 2,4 e 2,9, respectivamente.

Segundo o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP e da RSBR, tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no estado. “Minas Gerais é a unidade da federação com o maior número de abalos sísmicos registrados. Na maioria dos casos, os tremores naturais ocorrem em razão das pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, explicou.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...