Adolescente morto em praia de Olinda pode ter sido atacado por tubarão-cabeça-chata

Deivison Rocha Dantas, de 13 anos, foi sepultado nessa sexta-feira (30)

Jovem foi resgatado por populares mas não resistiu

O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) informou que o animal que atacou e matou um adolescente em Olinda, na região metropolitana do Recife, provavelmente pertence à espécie tubarão-cabeça-chata (Carcharhinus leucas).

Deivison Rocha Dantas, de 13 anos, foi sepultado na tarde dessa sexta-feira (30). Ele foi atacado na quinta-feira (29) e chegou sem vida ao serviço médico.

Segundo o Cemit, a lesão que matou o jovem, situada na coxa direita, tinha 33 cm de diâmetro. O padrão é “compatível com uma dentição do tipo ‘garfo/faca’”.

“Esse tipo de dentição é característica de tubarões do gênero Carcharhinus, especialmente do tubarão-cabeça-chata. As peculiaridades ambientais da área, próxima a estuário e à desembocadura de rios, reforçam essa hipótese, uma vez que a espécie apresenta elevada afinidade com ambientes costeiros, estuarinos e de influência fluvial”, afirmou o Cemit.

O comitê informou que, desde 1992, foram registrados 82 incidentes com tubarões em Pernambuco, sendo 67 ocorrências no litoral continental, concentradas principalmente na Região Metropolitana do Recife, e 14 ocorrências no Arquipélago de Fernando de Noronha.

* Com informações de Agência Brasil

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...