Adolescente de 13 anos morre após ataque de tubarão em praia de Olinda

Segundo os médicos, vítima sofreu lesão extensa na coxa e chegou ao hospital sem vida

Jovem foi resgatado por populares mas não resistiu

Um adolescente de 13 anos, identificado como Deivson Rocha Dantas, morreu na tarde desta quinta-feira (29) após ser atacado por um tubarão na Praia de Del Chifre, em Olinda, Região Metropolitana do Recife. O jovem chegou a ser socorrido por populares e levado ao Hospital do Tricentenário, mas não resistiu aos ferimentos.

O incidente ocorreu por volta das 14h. De acordo com o médico clínico geral da unidade, Levi Danton, o adolescente apresentava uma lesão gravíssima na coxa direita, atingindo artérias vitais. “Como a lesão foi bastante extensa, provavelmente ele perdeu muito sangue, o que levou ao óbito. Ele já chegou à unidade sem vida”, explicou o médico.

Atendimento de emergência

A equipe hospitalar informou que seguiu o protocolo de suporte avançado de vida, realizando manobras de reanimação e oxigenação, porém sem sucesso. Deivson foi transportado ao hospital por populares em um carro de aplicativo.

Houve relatos de testemunhas sobre uma suposta demora no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O órgão confirmou que foi acionado às 14h21 para uma ocorrência de “incidente envolvendo animal marinho”, mas afirmou que, ao chegar ao local, a vítima já havia sido removida. O médico Levi Danton pontuou que, devido à gravidade do ferimento arterial, o caso seria de difícil reversão mesmo com suporte imediato.

Histórico de perigo

A Praia de Del Chifre, localizada no limite entre Olinda e Recife, é conhecida pela periculosidade e proibição de práticas esportivas em determinados trechos devido ao risco de ataques. Em 2023, um surfista também foi ferido por um tubarão na mesma localidade.

Em nota oficial, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (CEMIT) confirmou o ocorrido e ressaltou que a Praia de Del Chifre é uma área de interdição para atividades náuticas, conforme o Decreto Estadual 21.402/99.

“O CEMIT informa que estão instaladas 150 placas de sinalização sobre área sujeita a incidentes com tubarão no litoral de Pernambuco, das quais, 13 estão localizadas em Olinda e 4, especificamente, na praia de Del Chifre. A área é monitorada pelo CEMIT para registro de incidentes desde a década de 90 e é incluída no Decreto Estadual 21.402/99 com a finalidade de estabelecer interdição para práticas de atividades náuticas pelo seu alto risco de incidentes”, informou em nota.

Representantes do Governo de Pernambuco estiveram no Hospital Tricentenário, em Olinda, para prestar apoio à família do adolescente e coletar mais informações sobre o caso.

“Ao todo, a área costeira da Região Metropolitana do Recife e Arquipélago de Fernando de Noronha tem uma série de ações voltadas à educação ambiental, pesquisa e monitoramento de incidentes com tubarões em andamento, num investimento de mais de R$ 5 milhões. Dentre eles, a retomada do edital de monitoramento de tubarões, com microchipagem, na Região Metropolitana, após 11 anos”, concluiu a nota.

*Com colaboração da CNN Brasil

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Ouvindo...