O presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece neste domingo (1º) na Granja do Torto, em Brasília, sem compromissos oficiais na agenda, enquanto se recupera da cirurgia de catarata no olho esquerdo realizada na sexta-feira (30).
No sábado (31), Lula
De acordo com o Planalto, o presidente foi liberado para retomar as atividades habituais a partir de segunda-feira (2), quando está prevista sua participação na sessão solene de abertura do ano Judiciário de 2026.
Lula foi submetido ao procedimento cirúrgico na sexta-feira e recebeu alta hospitalar no mesmo dia. A cirurgia de catarata é considerada comum e está relacionada ao processo natural de envelhecimento, no qual ocorre a perda da transparência do cristalino, que é substituído por uma lente artificial.
Durante o fim de semana, o presidente permanece sob acompanhamento das equipes médicas lideradas por Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio. Lula já havia passado por cirurgia semelhante no olho direito em 2020.