Deputado aciona polícia e reclama de ‘baderna’ no SurtaBlobo, em BH

Deputado estadual Leandro Genaro (PSD-MG) reclamou do cortejo, que ocorreu nas proximidades de sua casa, no bairro Bandeirantes

SurtaBloco foi realizado nas mediações da casa do deputado

O deputado estadual Leandro Genaro (PSD-MG) relatou ter ficado incomodado com o cortejo do ‘SurtaBloco’, realizado na tarde deste sábado (31), no bairro Bandeirantes, na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

Pelo Instagram, o parlamentar gravou um vídeo da movimentação de foliões na porta de sua casa. “Carnaval de BH. Nojo. Absurdo”, escreveu ele.

No registro, Leandro reclamou que “músicas de baixo calão e insinuações sexual” estavam incomodando seu filho de três anos.

O deputado acionou a Polícia Militar (PM), que confirmou a denúncia à Itatiaia. Segundo a corporação, ele disse ter se incomodado também com o “som alto” e com “várias pessoas se drogando”.

Também à Itatiaia, o parlamentar tratou o bloco como uma “afronta à moral e aos bons costumes”. “Nós respeitamos todas as manifestações culturais, festas e afins. Mas, quando isso agride as crianças, não dá pra aceitar”, pontuou.

Bloco se pronuncia

Em conversa com a Itatiaia, os organizadores do ‘SurtaBloco’ repudiaram a denúncia, destacaram que o cortejo foi permitido pela prefeitura e realizado sob os trâmites definidos pelo órgão, e afirmaram que as músicas foram selecionadas para atender os diferentes gêneros e idades que marcaram presença na folia.

“Nosso bloco tentou integrar todas as pessoas e idades que recebeu, inclusive idosos. Fizemos o possível para proporcionar o melhor momento para todos nas 4 horas de desfile. Os moradores que demonstraram incômodo com relação ao nosso bloco não intendem a importância do Carnaval na vida de pessoas que vão dos 5 aos 80 anos de idade”, relatou.

“Estamos abertos à reclamação (visto que é o segundo ano de desfile do bloco) mas não abriremos do espaço que foi nos proporcionados pelo incômodo de algumas pessoas que vivem no conforto das suas mansões 365 dias do ano e se incomodam com musicas altas por 4 horas em um dia”, disse um trecho da nota.

Deputado reclamou de “baderna” pelas redes sociais

Carnaval de BH

Neste ano, o Carnaval de Belo Horizonte acontece oficialmente entre 31 de janeiro e 22 de fevereiro. Além dos tradicionais blocos de rua, a programação da folia inclui desfiles das Escolas de Samba, Blocos Caricatos, a abertura oficial com o Kandandu e a eleição da Corte Momesca.

O Carnaval de BH ocupa todos os cantos da cidade e atrai milhões de foliões todos os anos. Hoje, a festa é considerada uma das maiores e melhores manifestações de Carnaval de rua do Brasil. Durante todo o período, a Itatiaia estará presente para conectar o público à festa, com informação, diversidade e cobertura completa do Carnaval 2026.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...