Lula faz avaliação após cirurgia no olho e já tem data para voltar

Exame de rotina no pós-operatório indicou recuperação dentro do esperado, segundo a equipe médica

Após cirurgia, Lula deve voltar ao trabalho já na próxima segunda-feira (2)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou ‘evolução satisfatória’ no primeiro dia após a cirurgia de catarata no olho esquerdo, segundo boletim médico divulgado neste sábado (31). A avaliação foi realizada em uma clínica na Asa Sul, em Brasília, e indicou que o quadro está dentro do esperado para o período pós-operatório.

O procedimento foi feito na sexta-feira (30), no CBV Hospital de Olhos, sem intercorrências, de acordo com informações do Palácio do Planalto. Lula recebeu alta no mesmo dia.

Leia também

Os exames pré-operatórios ocorreram na quinta-feira (29), após o retorno do presidente de viagem ao Panamá, onde participou de um fórum econômico internacional. Desde então, ele permanece em repouso na Granja do Torto.

A previsão é de retomada da agenda oficial na segunda-feira (2). Lula já havia passado por cirurgia de catarata em 2020, quando operou o olho direito.

Segundo a Presidência, o acompanhamento de saúde do presidente é feito por equipes coordenadas pelo cardiologista Roberto Kalil Filho e pela infectologista Ana Helena Germoglio.

A catarata é uma condição comum, associada sobretudo ao envelhecimento, que provoca a opacificação do cristalino e prejudica a visão. O tratamento é cirúrgico e consiste na substituição da lente natural por uma lente artificial transparente.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...