Se oposição atrasar votação Mercosul-União, Motta vai puxar pauta para o plenário

Pelo rito, a proposta passa pela Comissão de Relações Exteriores, comandada pelo PL

Relembre as negociações para o acordo entre Mercosul e UE | CNN Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB),disse aos líderes, na reunião da última quarta-feira (28), que quer celeridade na votação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

Pelo rito, a tramitação passa por uma comissão temática mista, formada por senadores e deputados, depois segue para apreciação da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, comandada pelo deputado Felipe Barros (PL-PR). Na reunião de líderes, Motta deu ultimato: se houver demora vai puxar a votação para o plenário da casa.

O Palácio do Planalto também quer acelerar a votação. A ideia é que a aprovação definitiva do acordo no Brasil possa colocar pressão para que os demais países trabalhem para aprovar o tratado em seus respectivos parlamentos. O governo ainda acompanha os desdobramentos do imbróglio jurídico por meio das instâncias comunitárias competentes.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...