Uma decisão da Justiça do Rio de Janeiro anulou congressos do partido Rede Sustentabilidade realizados em 2025 para a definição das lideranças da legenda. A medida expedida na 29ª Vara Cível da capital fluminense anula as decisões tomadas nas reuniões em nível municipal, estadual e nacional, o que inclui a definição do mineiro
A decisão proferida pelo Juiz Marcos Antônio Ribeiro de Moura Brito se deu a partir de uma ação movida por Natália de Souza Monteiro, filiada ao partido e integrante de uma ala associada à ministra do
A medida evidencia uma disputa interna no partido entre aliados de Marina Silva e os filiados alinhados à deputada federal Heloísa Helena, cujo grupo saiu vencedor dos processos eleitorais da legenda.
Uma das questões apontadas na sentença foi uma irregularidade na convocação da Conferência Municipal do Rio de Janeiro, que teria sido publicada seis dias antes do evento e divulgada apenas por stories do Instagram, ferramenta que só disponibiliza o conteúdo por intervalos de até 24 horas. No entendimento da Justiça fluminense, o método não atende aos requisitos mínimos de publicidade para esse tipo de evento.
Na denúncia, Monteiro afirma que as eleições internas do Rede ocorrem em formato piramidal. Neste modelo, integrantes dos congressos municipais elegem delegados para a conferência estadual que, por sua vez, escolhem os representantes do congresso nacional. Neste caso, segundo a denunciante, problemas na primeira etapa de convenções do partido geram um prejuízo que se estende sobre as demais instâncias de votação.
A denunciante aponta ainda que a comissão eleitoral do partido falhou na função de fiscalizar as etapas preparatórias para as votações. Entre os argumentos, ela afirma que não foram exigidos documentos de identificação, permitindo que pessoas não filiadas se passassem por outras ou que filiados assinassem nomes de terceiros.
A decisão da Justiça fluminense não é definitiva e cabe recurso. A reportagem entrou em contato com diretores da legenda e com Lamac e aguarda um posicionamento das partes. O espaço segue aberto para as manifestações.
Lamac articula filiações ao partido
Lamac assumiu o comando nacional do Rede Sustentabilidade em junho do ano passado após passagens pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e, mais recentemente,
No comando nacional da Rede, Lamac atua nas últimas semanas pela
No campo eleitoral, o Rede Sustentabilidade é federado com o PSOL.