Ouvindo...

Fora da PBH, Lamac assume comando nacional do Rede e quer triplicar bancada federal

Partido é federado com PSOL e avalia aliança para 2026. A sigla reúne nomes como a ministra Marina Silva e a ex-senadora Heloisa Helena, que deve ser candidata à Câmara Federal.



Paulo Lamac ex vice-prefeito e ex-deputado foi eleito Porta-voz nacional do partido Rede de Sustentabilidade

O ex-deputado e ex vice-prefeito, Paulo Lamac, assumiu o comando nacional do partido Rede de Sustentabilidade, nesta quinta-feira (12), em Minas Gerais. O político deixou a Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de Belo Horizonte no mês passado e vai se dedicar integralmente à missão eleitoral e, pelos próximos dois anos, será porta-voz nacional da sigla.

O desafio de Lamac é produzir resultados efetivos na construção nacional do partido. A meta da legenda é triplicar o número de deputados federais, saltando de duas para seis cadeiras. As figuras mais conhecidas do partido, que estão sem mandato, devem se candidatar ao cargo, mas o ex-deputado ainda não colocou o próprio nome para a corrida.

“O esforço é que o máximo de relevantes possa se apresentar nas candidaturas a deputado federal. É que demarca a relevância de um parrido”, disse à coluna.

Minas
Em Minas, o Rede tem dois deputados, Ana Paula Siqueira e Lucas Lasmar; e 62 vereadores. A sigla somou 100 mil votos para a Câmara Federal na eleição passada, por isso acredita que tenha “plenas condições” de contribuir para o crescimento nacional, segundo Lamac.

Federação
O partido precisa se associar a outra legenda para sobreviver sem ser impedido pela cláusula de barreira. Atualmente federado com o PSOL, o Rede já começou a avaliar uma possível reediçâo da aliança.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.