Internada em hospital, Carla Zambelli não comparece a depoimento no STF sobre invasão a sistema do CNJ

A parlamentar está internada no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, sem previsão de alta, após um mal-estar, segundo assessoria

Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) não vai comparecer ao depoimento marcado no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (26), no processo em que ela é ré por invasão a sistemas do poder Judiciário. A informação foi confirmada pela assessoria da deputada. A audiência foi remarcada para o dia 1º de outubro.

A parlamentar está internada no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, sem previsão de alta, após um mal-estar, segundo o seu gabinete na Câmara dos Deputados. Ela também tem feito exames para diagnosticar uma arritmia.

A deputada foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por falsidade ideológica e invasão a sistemas da Justiça. A Primeira Turma do STF recebeu a denúncia em maio deste ano, tornando Zambelli ré no caso.

De acordo com a denúncia, o hacker Walter Delgatti, também investigado, teria violado indevidamente mecanismos de segurança e invadido dispositivos informáticos do CNJ sob o comando de Zambelli.

Leia também

De agosto de 2022 a janeiro de 2023, ele teria adulterado dados de documentos como certidões, mandados de prisão, alvarás de soltura e quebras de sigilo bancários, com o objetivo de prejudicar a administração do Judiciário e a credibilidade das instituições e gerar vantagens políticas para a parlamentar.

Ainda segundo a PGR, Delgatti confessou o crime e a solicitação da deputada para que ele os cometesse. Segundo a PGR, Carla Zambelli divulgou em suas redes sociais um encontro com Delgatti, afirmando que ele tinha sido o responsável por hackear 200 autoridades, entre ministros do Executivo e do Judiciário. A conduta representaria uma verdadeira confissão de seu envolvimento nos delitos.

Relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes observou que os fatos narrados são considerados crimes na lei penal e apresentam coerência, com indícios de autoria e comprovação de sua ocorrência.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...