Ouvindo...

Flow Podcast realiza debate para prefeitura de São Paulo

Formato foi pensado para pergunta e resposta dos candidatos e diferentes convidados

O que os candidatos disseram sobre Moraes no segundo debate de SP | CNN Brasil

Com mais de um milhão de espectadores, o canal Flow Podcast realizou o primeiro debate por um canal de youtube para prefeitura de São Paulo. Apesar de bate-boca nos bastidores, o formato não permitiu confrontos diretos e teve foco em propostas.

Durante o pré-debate, os candidatos participaram de uma entrevista com Igor Coelho, youtuber e apresentador do canal Flow, além de uma equipe de jornalistas. Os candidatos Pablo Marçal (PRTB) e Ricardo Nunes (MDB) protagonizaram um bate-boca que não chegou às câmeras, mas foi comentado pelos entrevistadores.

Já no debate, apresentado por Carlos Tramontina, a estrutura se baseou na resposta dos candidatos para as perguntas feitas em diferentes blocos, onde foram sorteados para responder e comentar. No primeiro bloco, os candidatos responderam à especialistas convidados e, no segundo, às pessoas entrevistadas pelo canal.

“Mobilidade não é só rampa, não”, diz Datena

Entre os temas apresentados no primeiro bloco, os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Datena (PSDB) responderam sobre acessibilidade, com um depoimento feito pela Andrea Schwarz, empreendedora e escritora, com foco em inclusão e diversidade.

Os candidatos destacaram o orçamento para Secretaria da Pessoa Com Deficiência, que hoje chega a 80 milhões, segundo Nunes. O candidato do MDB também mencionou seu projeto Inclui Sampa.

Datena, sorteado para comentar a resposta, rebateu ao dizer que Nunes precisa incluir em suas prioridades as “obras eleitoreiras, que sempre promete, mas sabe que não vai terminar”. Como exemplo, Datena falou de “um milhão e meio de calçadas que Nunes prometeu, mas que não fez metade disso”.

Leia também

“Na hora de pedir voto vocês lembram da gente, né?”

Já no segundo bloco, uma entrevistada questionou sobre o uso do dinheiro do transporte de São Paulo. “Onde vocês estão enfiando o dinheiro da passagem? Porque nós estamos sendo tratados igual cachorro”, disse. Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB) foram sorteados para a resposta.

Boulos reforçou que os gastos públicos com o transporte chegam a quase 6 bilhões e que ainda sim a frota de ônibus diminuiu. “O buraco é fundo e eu quero passar a limpo os contratos de ônibus. A gente vai obrigar as empresas a colocar todas as frotas na rua”, afirmou Boulos.

Tabata não rebateu diretamente o candidato e destacou a importância de se criar mais linhas de ônibus. “Se não investigar em transporte público, vai ter cada vez mais trânsito. O que precisa é de mais linhas e mais diretas”, propôs a candidata.

Perguntas de jovens internautas

Durante o terceiro bloco, os candidatos seguiram respondendo perguntas, dessa vez de “jovens internautas” da cidade de São Paulo. Com pequeno embate, dessa vez entre Pablo Marçal e Guilherme Boulos, os candidatos falaram de temas como educação.

Marina Helena (NOVO), ao comentar a resposta feita por Guilherme Boulos, levantou o slogan “Diga não ao sistema Paulo Freire”, que, segundo ela, pioraria o que já está ruim atualmente.

“Não vamos aprender o hino em linguagem neutra. Menos comunismo, menos ideologia de gênero”, rebateu a candidata ao candidato do PSOL.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo