O presidente Lula (PT) incluiu Contagem entre as cidades que serão beneficiadas com sedes de Institutos Federais em Minas Gerais. Sem dar muitos detalhes, Lula disse que irá construir um Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no município.
“Mais oito institutos federais para Minas Gerais. Oito institutos também, Marília, para Minas Gerais. E vai ter uma aqui também. Mais escola de tempo integral. Mais escola de tempo integral que nós vamos fazer”, disse o presidente.
Com a confirmação, a cidade terá a sua segunda instituição de ensino federal. Contagem já conta com um campus do Cefet. Em entrevista à Itatiaia, a prefeita Marília Campos (PT) confirmou que pediu uma unidade do IFMG em Contagem e fez um um balanço dos anúncios feitos pelo presidente Lula.
“Apresentei mais uma demanda que é de Contagem, que é o Instituto Federal da Educação. Nós já temos uma grande conquista, que é o CEFET, que foi conquistado no governo anterior e agora nós queremos um IF e eu estou batalhando por isso”, destaca Marília.
Cinco principais anúncios feitos por Lula em Minas Gerais
- Inauguração do Centro de Tecnologia e Inovação Agroindustrial, Montes Claros, que já foi mencionado aqui no jornal, e promete ser um polo de pesquisa e inovação na produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e Diesel Verde (HVO). Investimento de R$ 314 milhões.
- Em Contagem, ao lado da prefeita Marília Campos, o presidente entregou o trecho 3 das obras de mobilidade na avenida antiga avenida Maracanã, hoje, Avenida Prefeito Newton Cardoso, que promete retirar reduzir de maneira significativa o fluxo de carros no centro histórico de Contagem.
- Anúncio de 1 bilhão de reais para ampliação do metrô até a região do viaduto Beatriz. Com isso, além da Novo Eldorado, Contagem ganharia mais uma estação.
- Lula prometeu liberar recursos para mais de 400 milhões para implantação de faixas exclusivas para transporte coletivo e aquisição de 100 ônibus elétricos para Belo Horizonte.
- O presidente Lula prometeu um Instituto Federal para Contagem.