Pouco antes,
“Sempre gostei dele. Me sinto muito mal pelo que aconteceu com ele. Sempre achei que ele era um cara honesto, mas já passou por muita coisa”, disse Trump. De acordo com o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Rosa, o tema acabou sendo mencionado durante o encontro, após Lula comentar sobre a aplicação da Lei Magnitsky.
“O presidente Lula usou o exemplo de que é injusta a aplicação da Lei Magnitsky em relação a algumas autoridades, como ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), destacando que foi respeitado o devido processo legal e que não há perseguição política ou jurídica”, afirmou Rosa em entrevista ao g1.
Encontro entre Lula e Trump
Durante a reunião, os presidentes decidiram iniciar ainda neste domingo um processo de
De acordo com Vieira, Trump afirmou que dará instruções ao governo americano para dar início às tratativas bilaterais. Nas redes sociais, Lula publicou uma foto ao lado de Trump e escreveu:
“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras.”
Lula e Trump se encontram pela primeira vez, na Malásia.
Após meses de tensão diplomática, o encontro ocorreu em meio à imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos, além de sanções a autoridades do país, como o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em
“O presidente Trump quer ir ao Brasil, e o presidente Lula também aceitou o convite”, disse o chanceler. Ele acrescentou que Lula comentou ter prazer em visitar os Estados Unidos.