Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump se reuniram neste domingo (26),
De acordo com Vieira, Trump afirmou que dará instruções ao governo americano para dar início às tratativas bilaterais. Nas redes sociais, Lula publicou uma foto ao lado de Trump e escreveu:
“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras.”
Após meses de tensão diplomática, o encontro ocorreu em meio à imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos, além de sanções a autoridades do país, como o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em
Durante o encontro, Lula e Trump conversaram com jornalistas e afirmaram que esperavam “bons acordos”. Trump mencionou Bolsonaro de forma breve: “Me sinto mal com o que aconteceu com o ex-presidente”, em resposta aos jornalistas.
Já Lula afirmou que teve uma conversa longa com Trump e destacou que não há motivos para desavenças entre Brasil e Estados Unidos. Antes da reunião, Trump demonstrou respeito por Lula: “É uma grande honra estar com o presidente do Brasil. É um grande país e eles estão indo muito bem, até onde eu sei”, disse.
Vale lembrar que a situação começou a mudar no fim de setembro, quando Lula e Trump se falaram presencialmente pela primeira vez nos bastidores da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Ao fim do breve encontro, ambos aludiram a uma ‘