Ouvindo...

Trump cita ‘excelente química’ com Lula e anuncia encontro na próxima semana

Presidente dos EUA abraçou Lula momentos antes de seu discurso na Assembleia Geral da ONU

Presidentes Lula e Trump marcaram encontro para a próxima semana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o primeiro encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), minutos antes de começar seu discurso na Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (23), foi muito positivo e que houve ‘excelente química’ entre os dois.

Trump afirmou que o Brasil enfrenta um momento complicado, com censura e corrupção judicial, mas anunciou que marcou um encontro com Lula para a próxima semana.

“Estamos usando as tarifas para defender nossa soberania e segurança pelo mundo. Incluindo contra países que se aproveitaram dos EUA por anos, entre elas dá mais corrupta e incompetente da nossa história, a administração do ‘dorminhoco Joe Bide’”, disse Trump.

Veja mais: Lula cita condenação de Bolsonaro na ONU: ‘Recado para autocratas’

“Brasil agora enfrenta tarifas grandes por ações inéditas de interferência nos direitos e liberdades de cidadãos americanos e de outros. Com censura, corrupção judicial e mirando em adversários políticos. Tenho pouco problema em dizer isso, porque, tenho que contar para vocês, eu estava entrando e o líder do Brasil estava saindo, ele olhou para mim, eu olhei para ele, e nós nos abraçamos. E eu dizendo: ‘Você acredita que eu vou dizer isso em dois minutos’. Mas nós acordamos que podemos nos encontrar na próxima semana. Não tivemos muito tempo para conversar, mas conversamos, tivemos uma boa conversa e concordamos em nos encontrar. Ele parece ser um bom homem. Ele gostou de mim e eu gostei dele. E eu só faço negócio com quem eu gosto. Quando eu não gosto, não gosto. Nós tivemos uns 30 segundos, com excelente química. É um bom sinal”, continuou Trump.

“Sinto muito em dizer que o Brasil está indo mal e vai continuar indo mal. Eles só podem se dar bem quando estão trabalhando com a gente. Sem a gente, eles vão falhar, como outros falharam”, discursou o presidente dos EUA.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.