Ouvindo...

‘O mundo de hoje não aceita mais uma nova Guerra Fria’, diz Lula

Presidente defendeu que Brasil tem interesse em fazer negócios com todos os países; falas aconteceram durante reunião com empresários na Malásia

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Cúpula Empresarial da ASEAN realizada em Kuala Lampur, Malásia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (26) que o mundo não aceita mais uma nova Guerra Fria e disse que o Brasil tem interesse em fazer negócios com todos os países.

“O mundo de hoje não aceita mais uma nova Guerra Fria. Nós não queremos ficar disputando, como se disputou, a partir da Segunda Guerra Mundial, o que era do lado da Rússia, o que era do lado dos Estados Unidos”, afirmou Lula.

Leia também

O presidente ainda disse que não deseja uma nova disputa entre os Estados Unidos e a China.

“A gente não quer uma nova disputa do lado dos Estados Unidos, do lado da China. A gente quer estar do lado da China, dos Estados Unidos, da Malásia, da Indonésia, de todos os países do mundo que queiram fazer negócio conosco”, complementou.

As declarações de Lula foram feitas durante uma reunião com empresários em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Mais cedo, Lula se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pediu a revogação do tarifaço norte-americano contra as exportações brasileiras.

A primeira reunião de negociação entre as diplomacias brasileira e norte-americana será realizada ainda neste domingo na Malásia.

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.