Ouvindo...

Equipes de Brasil e EUA discutem neste domingo acordo para suspender tarifaço

Negociação ocorre após encontro entre Lula e Trump na Malásia

Encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Donald Trump

Representantes diplomáticos do Brasil e dos Estados Unidos devem se reunir neste domingo (26) para discutir um acordo que pode suspender o tarifaço imposto pelos EUA sobre produtos brasileiros.

A reunião deve ocorrer em Kuala Lumpur, na Malásia, e marca o primeiro encontro sobre o tema após o aval dado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, durante a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O encontro entre os dois chefes de Estado, realizado mais cedo, durou cerca de 50 minutos. Durante a conversa, Lula pediu a Trump que as tarifas adicionais fossem suspensas enquanto os dois países conduzem as negociações.

Leia também

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que participou da reunião, afirmou que as tratativas devem começar ainda neste domingo, no fuso horário da Malásia — 11 horas à frente de Brasília.

“A reunião foi muito positiva, o saldo final é ótimo. O presidente Trump declarou que dará instruções à sua equipe para iniciar um período de negociação bilateral, que deve começar hoje mesmo, porque é para tudo ser resolvido em pouco tempo”, disse Vieira.

As negociações serão conduzidas pelo próprio chanceler, com o apoio do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Rosa.

Pelo lado norte-americano, participarão o secretário de Estado, Marco Rubio, e o secretário do Tesouro, Scott Bessent.

Em julho deste ano, Trump anunciou um tarifaço de 50% sobre todas as exportações brasileiras aos Estados Unidos.

Pouco depois, o governo norte-americano também revogou vistos de ministros brasileiros e de integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), em meio a tensões diplomáticas entre os dois países.

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.