Ouvindo...

Com reforço das Forças Armadas, cidade do Ceará escolhe novo prefeito neste domingo

O presidente Lula (PT) autorizou, no último dia 15 de outubro, o envio de militares ao município de Santa Quitéria para reforçar a segurança durante a eleição

O envio das Forças Armadas foi autorizado por decreto presidencial.

Eleitores de Santa Quitéria, município do interior do Ceará, voltarão às urnas neste domingo (26) para escolher um novo prefeito e vice-prefeito. A eleição suplementar na cidade, que tem quase 42 mil habitantes, ocorre após o candidato reeleito no pleito regular, José Braga Barrozo (PSB), conhecido como Braguinha, ter sido preso por suspeita de ligação com a facção Comando Vermelho (CV).

No último dia 15 de outubro, o presidente Lula (PT) assinou um decreto — publicado no Diário Oficial da União — autorizando o emprego das Forças Armadas para reforçar a segurança durante o pleito.

O que aconteceu em Santa Quitéria

O reforço dos militares foi um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e teve anuência do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). O decreto presidencial prevê que as tropas atuem conforme as necessidades da Justiça Eleitoral durante o processo de votação e apuração dos votos.

Braguinha foi preso antes de tomar posse, no dia 1º de janeiro, para o segundo mandato como prefeito. Ele é acusado de ter sido favorecido pelo Comando Vermelho durante as eleições, por meio da compra de votos e da intimidação de eleitores — em especial, do ex-prefeito e candidato Tomás Figueiredo (MDB).

Leia também

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a cassação de Braguinha e do vice, Gadel Padeiro (PP), em 2024, após a investigação sobre a interferência do CV nas eleições. Segundo a acusação, a chapa teria se beneficiado do abuso de poder político e econômico, o que comprometeu a legitimidade da votação.

Em maio deste ano, a Justiça Eleitoral cassou o mandato de Braguinha. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) em julho.

Durante esse período, a cidade não ficou sem prefeito. O presidente da Câmara de Vereadores, Joel Barrozo (PSB) — filho de Braguinha — passou a exercer o cargo de prefeito interino.

Quem são os candidatos

Três candidatos disputam a prefeitura de Santa Quitéria:

  • Cândida Figueiredo (União Brasil), esposa do ex-prefeito Tomás Figueiredo;
  • Dra. Lígia Protásio (PT), ex-vice-prefeita de Braguinha no primeiro mandato e prefeita interina durante o afastamento dele;
  • Joel Barrozo, atual prefeito interino, presidente da Câmara Municipal e filho de Braguinha.

Como funcionará a eleição

As eleições suplementares seguem as mesmas regras dos pleitos regulares. O voto continua sendo obrigatório para eleitores a partir de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.

Para votar, é necessário que o título esteja regular com a Justiça Eleitoral.

Assim como na votação regular, quem estiver fora do domicílio eleitoral e não puder votar deve justificar a ausência pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica (no site do TSE) ou por requerimento entregue na zona eleitoral.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.