Ouvindo...

Justiça Eleitoral cassa prefeito e vice por abuso de poder político no Ceará

O TRE-CE determinou a realização de novas eleições no município de Choró, mas a data ainda não foi definida

Prefeitura de Choró, município no Ceará.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) votou pela cassação do prefeito eleito de Choró, município localizado a cerca de 180 km de Fortaleza, Carlos Alberto Queiroz Pereira, conhecido como Bebeto Queiroz (PSB), e do vice-prefeito Bruno Jucá Bandeira (PRD).

Na mesma sessão, realizada na última sexta-feira (29), o desembargador Emanuel Leite Albuquerque determinou a realização de novas eleições no município, ainda sem data definida.

Com a decisão da Corte, Bebeto Queiroz se torna inelegível pelos próximos oito anos e deverá pagar uma multa de R$ 53.205,00. Já o vice-prefeito Bruno Jucá Bandeira teve o mandato cassado, mas não foi declarado inelegível.

Abuso de poder político e econômico

Os magistrados do TRE-CE consideraram procedentes as denúncias apresentadas contra a chapa mais votada nas eleições de 2024.

Bebeto Queiroz foi alvo de duas operações no último ano: a Operação “Ad Manus”, deflagrada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) em novembro, e a Operação “Vis Occulta”, da Polícia Federal (PF).

A operação do MPCE investigou suspeitas de fraudes em contratos relacionados ao abastecimento de veículos da Prefeitura de Choró.

Durante a investigação, o então prefeito Marcondes Jucá (PT) foi preso e afastado do cargo. Bebeto Queiroz, que também teve um mandado de prisão expedido, chegou a ficar foragido, mas se entregou dias depois. Ele permaneceu detido por dez dias e foi solto após o vencimento do prazo da prisão temporária.

Na Operação “Vis Occulta”, a PF buscou desarticular um grupo criminoso envolvido em compra de votos e influência política em diversos municípios cearenses, incluindo Choró.

As investigações apontaram que Bebeto Queiroz e Bruno Jucá Bandeira teriam se envolvido com a organização criminosa para cometer crimes eleitorais e lavagem de dinheiro.

Leia também

Prefeito interino

Até que as eleições suplementares sejam realizadas e uma nova chapa seja eleita, o presidente da Câmara Municipal de Choró, o vereador Paulo George Saraiva, conhecido como Paulinho (PSB), assumirá interinamente a prefeitura.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.