Ouvindo...

Hamas anuncia que entregou todos os corpos de reféns que conseguiu encontrar

De acordo com o grupo, os corpos restantes ‘exigem esforços significativos e equipamentos especiais para busca e recuperação’

Hamas rejeita desarmamento previsto em plano de paz proposto por Donald Trump

O Hamas anunciou, nesta quarta-feira (15), que cumpriu o acordo feito com Israel e entregou “todos os prisioneiros vivos e quaisquer corpos que conseguiu alcançar” em Gaza. O trato com Netanyahu incluia devolver os 20 reféns vivos e os 28 corpos dos falecidos a Israel.

De acordo com o grupo, os corpos restantes “exigem esforços significativos e equipamentos especiais para busca e recuperação”, e o grupo está “se esforçando ao máximo para encerrar este caso”.

O acordo feito por Hamas e Israel incluia a troca dos 48 reféns no cativeiro em Gaza por mais de 2 mil prisioneiros em Israel. O Hamas, porém, entregará apenas nove dos 28 corpos de reféns mortos, segundo o anúncio. Nesta quarta (15), o grupo entregará dois corpos a Israel.

O grupo entregou, segunda e terça-feira, oito caixões que estariam com reféns, porém, Israel confirmou nesta quarta (15) que um dos corpos era de um palestino, não de um refém.

Vale lembrar que, anteriormente, o próprio presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - que mediou o acordo entre as partes -, havia dito que alguns corpos de reféns seriam “difíceis de encontrar”.

Nas redes sociais, as Forças de Defesa de Israel anunciaram que a Cruz Vermelha está a caminho do ponto de encontro no norte de Gaza, onde os corpos serão entregues hoje.

Sete reféns entregues

Na noite desta terça (14), o Hamas entregou mais quatro caixões com reféns mortos, que foram encaminhados para o Instituto Nacional de Medicina Legal para procedimentos de identificação, que verificaram que um dos corpos não era de um refém.

Os outros três corpos eram de reféns, que foram identificados como Uriel Baruch, de 35 anos, Sargento Tamir Nimrodi, de 18 anos, e Eitan Levi, de 53 anos.

Uriel, segundo a IDF, foi emboscado por terroristas no festival de música Nova, no dia sete de outubro de 2023. Três semanas depois, foi confirmado que ele foi sequestrado e levado para Gaza.

Já Tamir, um soldado das Forças de Defesa de Israel, também foi sequestrado no dia sete de outubro em sua base, um mês antes do seu aniversário de 19 anos. Ele foi levado junto com outros soldados, que mais tarde tiveram seus corpos devolvidos a Israel.

Eitan era um motorista de táxi que levava um passageiro para Kibbutz Be’eri no dia sete de outubro, quando um drone atingiu o carro dele. O corpo dele foi levado para Gaza.

Os outros quatro reféns entregues na segunda-feira (13) também foram identificados como Daniel Peretz, de 22 anos, Yossi Sharabi, de 53, Guy Iluz, de 26, e Bipin Joshi, de 24.

Leia também

Acordo e liberação de reféns

Todos os 20 reféns vivos que estavam em Gaza foram libertos do cativeiro do Hamas nesta segunda-feira (13), após um acordo de paz proposto por Trump, e devolvidos a Israel após dois anos de guerra. Em troca, Israel libertou mais de 2 mil prisioneiros palestinos.

O Hamas tinha 48 reféns israelenses, sendo 20 vivos e 28 mortos. Até o momento, sete dos 28 corpos foram entregues.

Os corpos de 24 reféns falecidos permanecem em Gaza, mas devem ser devolvidos pelo Hamas, de acordo com os termos do acordo de cessar-fogo mediado pelos EUA. Os reféns haviam sido sequestrados pelo Hamas durante os ataques de 7 de outubro de 2023.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.