Ouvindo...

Veja o momento em que reféns libertados pelo Hamas se encontram com familiares

Vinte reféns foram libertos pelo Hamas e encontraram com suas famílias nesta manhã

O Hamas libertou, nesta segunda-feira (13), 20 reféns israelenses que haviam sido sequestrados pelo grupo no ataque de sete de outubro de 2023, quando se iniciou a guerra em Gaza.

As Forças de Defesa de Israel divulgaram imagens inéditas dos reféns se encontrando com familiares após dois anos presos pelo grupo.

"É oficial: não há mais reféns israelitas vivos no cativeiro do Hamas”, celebrou Israel. Essa é a primeira parte do acordo de cessar-fogo proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Os reféns libertados são:

  • Rom Braslavski, de 21 anos;
  • Evyatar David, de 24 anos;
  • Omri Miran, de 48 anos;
  • Alon Ohel, de 23 anos;
  • Os Gêmeos Gali e Ziv Berman, de 28 anos.

Casos com Libertações Anteriores:

  • Ariel Cunio, de 28 anos;
  • David Cunio, de 33 anos;

Outros civis:

  • Elkana Bohbot, de 36 anos;
  • Guy Gilboa-Dalal, de 24 anos;
  • Segev Kalfon, de 26 anos;
  • Bar Kupershtein, de 23 anos;
  • Eitan Mor, de 25 anos;
  • Yosef-Chaim Ohana, de 24 anos;
  • Maxim Herkin, de 37 anos;
  • Avinatan Or, de 32 anos;
  • Eitan Horn, de 38 anos;
  • Matan Zangauker, de 25 anos.
Leia também

Netanyahu celebra

O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, comemorou a libertação dos reféns. Em carta assinada com a esposa, Sara Netanyahu, e entregue aos reféns junto com o kit de recepção, ele escreveu: “Em nome de todo o povo de Israel — bem-vindos de volta! Esperamos por vocês, nós os abraçamos”.

O kit de recepção inclui roupas e itens pessoais, um laptop, um celular e um tablet. Os reféns foram entregues à Cruz Vermelha e levados à instalação militar de Re’im, onde passaram por avaliação médica inicial e encontraram suas famílias.

Troca por prisioneiros

Em troca da libertação, Israel soltará 250 prisioneiros palestinos e mais de 1.700 detidos. Os primeiros libertados chegarão a Ramallah, na Cisjordânia ocupada, em breve.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.