Em meio ao cumprimento do acordo de paz e à libertação de reféns, nesta segunda-feira (13), o Hamas reafirma o controle de partes de Gaza não ocupadas pelas forças israelenses, à medida que o cessar-fogo se estabelece.
Conforme a CNN, forças de segurança interna do grupo terrorista foram fotografadas nas ruas da Cidade de Gaza neste sábado (11), com vários relatos de confrontos entre o grupo e clãs que se opõem a ele nos últimos dias.
“Vários colaboradores e informantes foram detidos e presos na Cidade de Gaza, depois que foi provado que eles estavam envolvidos em espionagem para o inimigo, bem como participaram do assassinato de vários membros da resistência”, disse a Frente Interna Palestina, um canal do Telegram afiliado ao Hamas, neste domingo (12).
“Os serviços de segurança e a resistência estão conduzindo uma campanha em larga escala em todas as áreas da Faixa de Gaza, de Norte a Sul, para localizar e prender colaboradores e informantes”, acrescentou.
Um vídeo distribuído por canais do Telegram afiliados ao Hamas mostrou, neste sábado (13), um suposto colaborador sendo espancado em um local desconhecido.
Outros vídeos em redes sociais mostraram membros armados e mascarados do Hamas caminhando por um mercado de rua na Cidade de Gaza. O Ministério do Interior, administrado pelo Hamas, compartilhou imagens de policiais com rifles e bonés de beisebol com os dizeres “polícia” na Cidade de Gaza, interagindo com moradores locais.
O Ministério do Interior, controlado pelo Hamas, declarou uma anistia de uma semana, a partir de segunda-feira, para membros de gangues criminosas “não envolvidas em derramamento de sangue ou assassinatos”.