Trump diz que os EUA 'vão desarmar o Hamas' se o grupo não colaborar
Presidente dos Estados Unidos afirmou que o desarmamento pode ocorrer, inclusive com uso de violência

"Falei com o Hamas e lhes disse 'vão se desarmar', e eles disseram 'sim senhor, vamos nos desarmar'", disse Trump ao explicar que transmitiu a mensagem ao grupo "através da minha gente" em vez de fazê-lo por contatos diretos.
Embora tenha dado um ultimato ao grupo fundamentalista islâmico, o líder republicano não deu mais detalhes sobre como pretende realizar o desarmamento do Hamas. Trump concedeu um prazo "razoável" para o grupo entregar as armas, sem precisar um período de tempo concreto.
Trump lembrou também que, para avançar em seu plano de paz, é necessário que o Hamas entregue a Israel os corpos dos reféns falecidos que permanecem em Gaza.
"Os 20 reféns já estão de volta e estão bem, como se esperava. Foi libertado um grande peso, mas o trabalho não está terminado. Os mortos não foram retornados como foi prometido", escreveu Trump na Truth Social.
O Hamas tem previsto entregar nesta terça-feira (14) à noite a Israel pelo menos quatro cadáveres de reféns, conforme informou à AFP um responsável palestino sob condição de anonimato.
Após a primeira fase, com o cessar-fogo, a devolução dos reféns israelenses e a troca de prisioneiros palestinos, a continuação do projeto americano prevê o estabelecimento, na Faixa de Gaza, de um governo sem a presença de membros do Hamas.
*Com AFP
(Sob supervisão de Edu Oliveira)
Jornalista formada pelo UniBH, é apaixonada pelo dinamismo do factual e pelo poder das histórias bem narradas. Com trajetória que inclui passagens pelo Sistema Faemg Senar, jornal Estado de Minas e g1 Minas, possui experiência em múltiplas plataformas e linguagens. Atualmente, integra a redação da Rádio Itatiaia, onde acompanha os principais acontecimentos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo



