A companhia aérea australiana Qantas anunciou a aeronave A350-1000ULR, da Airbus, que poderá realizar o voo mais longo do mundo, além de outras viagens longas, sem necessidade de fazer escalas.
O investimento em voos longos foi chamado de “Sunrise Project” (Projeto Nascer do Sol, em tradução livre). Foram encomendadas 12 aeronaves A350-1000 desde maio de 2022 para viabilizar as viagens longas.
Rotas diretas para a Austrália serão realizadas, reduzindo o tempo de viagem em até quatro horas devido à ausência de escalas e proporcionando uma experiência melhor, com diferentes opções de cabines no avião.
A primeira aeronave tem previsão de chegada em outubro de 2026 e, a partir dessa data, serão realizados voos de Sydney para Londres e também para Nova York.
Para melhorar a experiência dos passageiros durante as viagens, o avião contará com 238 cabines, o menor número para este tipo de aeronave. Cada uma delas foi elaborada com design e materiais que proporcionarão maior conforto no voo mais longo do mundo.
A maior viagem de ônibus do mundo começa no Brasil e tem cenários lindos e aterrorizantes Conheça ‘estrada flutuante’ que permite atravessar o oceano de carro nos EUA Viagens longas de carro: dicas para evitar enjoos, cansaço e dores no corpo
Serão seis cabines da primeira classe, 52 cabines de Business, 40 assentos da classe econômica premium e 140 assentos da classe econômica. Mais de 40% dos assentos serão destinados às cabines premium.
As de primeira classe serão “espaçosas e privativas”, com 50% mais espaço do que no A380. Elas terão cama totalmente reclinável, poltrona reclinável separada, guarda-roupa, espaços para armazenamento de itens pessoais e até mesmo uma televisão de 32 polegadas.
Já as suítes “Business” terão porta deslizante para maior privacidade, além de uma divisória ajustável entre os assentos centrais alternados. Há mesa de jantar e superfície de trabalho, com mais opções de armazenamento. Também há tela de 18 polegadas e puff de couro para facilitar o acesso ao espaço de armazenamento.
Os demais serão assentos normais de avião, com compartimentos dedicados ao armazenamento de itens e telas para entretenimento.
Também haverá uma zona de bem-estar, que é um espaço para promover movimento, alongamento e hidratação durante todo o voo. Ela está localizada entre a classe econômica e a econômica premium e contará com refrescos de autosserviço, conteúdo guiado sobre bem-estar, superfícies esculpidas e alças integradas para facilitar o alongamento.