Chuvas torrenciais na Ásia deixam mais de mil mortos

Além de Sri Lanka e Indonésia, foram registradas chuvas no sul da Tailândia e no norte da Malásia

Esta foto aérea, tirada em 26 de novembro de 2025, mostra veículos submersos pelas águas da enchente em Hat Yai, na província de Songkhla, no sul da Tailândia.

Mais de mil pessoas morreram em decorrência das chuvas torrenciais que causaram inundações na Ásia nos últimos dias. Sri Lanka e Indonésia mobilizaram forças militares para socorrer as vítimas nesta segunda-feira (1º).

Além de Sri Lanka e Indonésia, foram registradas chuvas no sul da Tailândia e no norte da Malásia. O presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, anunciou que a prioridade é enviar a ajuda necessária à região.

“Há vários vilarejos isolados aos quais, com ajuda de Deus, conseguiremos chegar”, afirmou. Foram mobilizados helicópteros e aviões para apoiar os socorristas.

Mais de 500 pessoas morreram na Indonésia, e há centenas de desaparecidos. Esse é o maior número registrado no país para um desastre natural desde 2018, quando um terremoto seguido de tsunami matou mais de duas mil pessoas.

Leia também

Já no Sri Lanka, 340 pessoas morreram e também há centenas de desaparecidos. A chuva parou, mas autoridades aguardam redução do nível da água. Esse foi o maior desastre no país desde 2004, quando um tsunami matou 31 mil pessoas.

Na Tailândia, 176 pessoas morreram. Já na Malásia, foram duas mortes.

A Ásia enfrenta, atualmente, a temporada anual de monções, que provoca chuvas fortes, deslizamentos de terra e inundações. As mudanças climáticas são responsáveis por aumentar a intensidade das tempestades e das chuvas.

*Com AFP

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...