Entenda o que é ‘rage bait’, palavra do ano de 2025 segundo o dicionário Oxford

Principal objetivo ao usar o termo é gerar um forte engajamento na internet

Termo se refere a conteúdo online deliberadamente criado para provocar raiva

A Oxford University Press elegeu “rage bait” (“isca de raiva”, em tradução direta) como a Palavra do Ano de 2025.

O termo se refere a conteúdo online deliberadamente criado para provocar raiva, indignação, frustração ou choque nos usuários.

O principal objetivo ao usar o termo é gerar um forte engajamento (tráfego na internet, comentários, compartilhamentos e reações), aproveitando a tendência de as pessoas reagirem intensamente a emoções negativas.

O “rage bait” é considerado um “primo distante” do clickbait (que usa títulos sensacionalistas para atrair cliques), mas o foco do rage bait é provocar a irritação como forma de engajamento.

Características e objetivos

  • Conteúdo deliberado: postagem (vídeo, artigo, comentário ou imagem) é planejada especificamente para ser provocativa, ofensiva ou absurda.
  • Manipulação emocional: baseia-se na exploração de emoções negativas, como raiva e revolta, pois reações fortes frequentemente levam a mais interação e compartilhamento nas redes sociais.
  • Aumento de métricas: engajamento gerado pela raiva é recompensado pelos algoritmos das plataformas digitais, que dão mais alcance a esse tipo de conteúdo, aumentando a visibilidade e, muitas vezes, a receita do criador.

Contexto atual

A expressão ganhou grande destaque no ambiente digital, tanto que foi eleita a Palavra do Ano de 2025 pelo Dicionário de Oxford.

A popularização do termo reflete uma crescente preocupação com a manipulação emocional no ambiente online, o impacto da internet nas emoções e no comportamento dos usuários.

Além da disseminação de desinformação e a polarização social, já que a tática se espalhou para debates políticos e sociais.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Ouvindo...