Ouvindo...

Israel identifica corpos de reféns entregues pelo Hamas

As vítimas foram identificadas como Guy Iluz, de 26 anos, e Bipin Joshi, de 24

As vítimas foram identificadas como Guy Iluz, de 26 anos, e Bipin Joshi, de 24

Israel anunciou, nesta terça-feira (14), que identificou os corpos dos quatro reféns entregues pelo Hamas nesta segunda-feira (13), como parte do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza.

O Hamas tinha 48 reféns israelenses, sendo 20 vivos e 28 mortos. Todos os 20 vivos foram liberados ontem, enquanto apenas quatro corpos dos 28 foram devolvidos às famílias.

As vítimas foram identificadas como Guy Iluz, de 26 anos, e Bipin Joshi, de 24. Os outros dois reféns mortos não tiveram seus nomes divulgados porque não houve liberação das famílias.

Leia também

Segundo as Forças de Defesa de Israel, Iluz foi sequestrado vivo e ferido pelo Hamas após escapar do festival de música Nova, no dia sete de outubro de 2023. Ele não recebeu o tratamento adequado enquanto estava em cativeiro e acabou falecendo.

Já Bipin, do Nepal, foi sequestrado aos 23 anos de um abrigo no Kibutz Alumim pelo Hamas. O estudante de ciências agrícolas havia chegado a Israel três semanas antes dos ataques de sete de outubro como parte de um programa acadêmico para cuidar de pomares e plantações. Estima-se que ele foi assassinado em cativeiro durante os primeiros meses da guerra.

As conclusões finais sobre as mortes serão determinadas após a conclusão do laudo feito pelo Centro Nacional de Medicina Forense.

Acordo e liberação de reféns

Todos os 20 reféns vivos que estavam em Gaza foram libertos do cativeiro do Hamas nesta segunda-feira (13), após um acordo de paz proposto por Trump, e devolvidos a Israel após dois anos de guerra. Em troca, Israel libertou mais de 2 mil prisioneiros palestinos.

Os corpos de 24 reféns falecidos permanecem em Gaza, mas devem ser devolvidos pelo Hamas, de acordo com os termos do acordo de cessar-fogo mediado pelos EUA. Os reféns haviam sido sequestrados pelo Hamas durante os ataques de 7 de outubro de 2023.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.