Ouvindo...

‘Fim do terror e da morte': Trump recebe honraria máxima de Israel após libertação de reféns

Durante discurso no Parlamento israelense, presidente dos EUA foi aplaudido e elogiado por Netanyahu, que anunciou a entrega da mais alta honraria de Israel ao líder americano

‘Fim do terror e da morte': Trump recebe honraria máxima de Israel após libertação de reféns

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou pela primeira vez após o Hamas libertar os últimos 20 reféns israelenses vivos, nesta segunda-feira (13), depois de mais de dois anos em cativeiro. Segundo Trump, o momento representa “o fim de uma era de terror e morte”. Ele afirmou, porém, que as negociações com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, “não foram fáceis”.

Durante o discurso, Trump foi aplaudido diversas vezes pelos parlamentares israelenses.

“Este não é o fim de uma guerra. É o fim do terror e da morte. É o início de uma harmonia duradoura, que em breve fará desta uma região magnífica de verdade. É um novo Oriente Médio. Ele (Netanyahu) é um homem incrível — e também não é um homem fácil. Ele não é o mais fácil de negociar, mas isso o torna um grande homem. Muito obrigado”, disse Trump.

O cessar-fogo faz parte do plano de paz apresentado por Trump e assinado por Israel e pelo Hamas. Essa é a primeira fase do acordo. Benjamin Netanyahu também discursou no Parlamento israelense e fez diversos elogios a Trump. Em determinado momento, o primeiro-ministro afirmou que o presidente dos Estados Unidos é o “maior amigo do Estado de Israel”.

“Quero expressar minha enorme gratidão a todos os líderes árabes que pressionaram o Hamas e ajudaram na libertação dos reféns. Somos gratos. Gerações futuras se lembrarão deste dia. Assim como os Estados Unidos vivem uma era de ouro, Israel também viverá. Muitos disseram que estávamos perdendo tempo, mas quero agradecer a todos”, afirmou Trump.

Em outro momento, Netanyahu anunciou que Donald Trump receberá a mais alta honraria concedida por Israel. O primeiro-ministro também mencionou o Prêmio Nobel da Paz, entregue na última sexta-feira (10) à venezuelana María Corina Machado, opositora do ditador Nicolás Maduro.

“O primeiro não israelense a receber o maior prêmio de Israel será Donald Trump. Você vai receber a mais alta honraria. Que Deus abençoe os Estados Unidos e Israel. Obrigado”, declarou Netanyahu.

Israel e Hamas concordam com plano

Israel e o Hamas concordaram com a primeira fase do plano em Gaza nessa quarta-feira (8). A primeira fase do acordo inclui a libertação de todos os reféns, retirada de tropas israelenses de Gaza e libertação de prisioneiros palestinos.

Um conselho de paz também deve ser criado para a região. O desarmamento do Hamas e o futuro governo de Gaza devem ser discutidos nas próximas fases.

As Forças de Segurança de Israel já se preparam para a trégua em Gaza, esperando somente o acordo ser ratificado pelo gabinete israelense.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.