O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou pela primeira vez após o
Durante o discurso, Trump foi aplaudido diversas vezes pelos parlamentares israelenses.
“Este não é o fim de uma guerra. É o fim do terror e da morte. É o início de uma harmonia duradoura, que em breve fará desta uma região magnífica de verdade. É um novo Oriente Médio. Ele (Netanyahu) é um homem incrível — e também não é um homem fácil. Ele não é o mais fácil de negociar, mas isso o torna um grande homem. Muito obrigado”, disse Trump.
O
“Quero expressar minha enorme gratidão a todos os líderes árabes que pressionaram o Hamas e ajudaram na libertação dos reféns. Somos gratos. Gerações futuras se lembrarão deste dia. Assim como os Estados Unidos vivem uma era de ouro, Israel também viverá. Muitos disseram que estávamos perdendo tempo, mas quero agradecer a todos”, afirmou Trump.
Em outro momento, Netanyahu anunciou que Donald Trump receberá a mais alta honraria concedida por Israel. O primeiro-ministro também mencionou o Prêmio Nobel da Paz, entregue na última sexta-feira (10) à venezuelana María Corina Machado, opositora do ditador Nicolás Maduro.
“O primeiro não israelense a receber o maior prêmio de Israel será Donald Trump. Você vai receber a mais alta honraria. Que Deus abençoe os Estados Unidos e Israel. Obrigado”, declarou Netanyahu.
Israel e Hamas concordam com plano
Um conselho de paz também deve ser criado para a região. O desarmamento do Hamas e o futuro governo de Gaza devem ser discutidos nas próximas fases.
As Forças de Segurança de Israel