Ouvindo...

Exército de Israel se prepara para retirar tropas de Gaza; país deve ratificar acordo

Cúpula israelense deve ratificar o acordo nesta quinta, dando início à trégua e à libertação de prisioneiros

Chefe das Forças de Defesa de Israel, o tenente-general Herzi Halevi, fala às tropas em base aérea israelense

As Forças de Defesa de Israel anunciaram, nesta quinta-feira (9), que já iniciaram os preparativos para retirar as tropas da Faixa de Gaza, como parte de um acordo firmado com o Hamas nesta quarta (8).

“Seguindo as instruções da cúpula política e em virtude da avaliação situacional, as Forças de Defesa de Israel (IDF) iniciaram os preparativos operacionais para a implementação do acordo”, publicou no X.

“Como parte desse processo, estão em andamento os preparativos e um protocolo de combate para a transição para linhas de implantação ajustadas em breve. As IDF continuam destacadas na área e preparadas para qualquer desenvolvimento operacional”, finalizou.

Leia também

A cúpula israelense deve ratificar o acordo nesta quinta, dando início à trégua e à libertação de prisioneiros. Em seguida, o Hamas libertará os reféns em Gaza.

As partes concordaram com o plano de paz nessa quarta, após as negociações, que se iniciaram na segunda (6). A primeira fase do acordo inclui a libertação de todos os reféns, retirada de tropas israelenses de Gaza e libertação de prisioneiros palestinos.

Um conselho de paz também deve ser criado para a região. O desarmamento do Hamas e o futuro governo de Gaza ainda não foram definidos pelas partes.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.