Ouvindo...

Israel e Hamas chegam a acordo sobre Gaza: quais os próximos passos?

‘Onda de diplomacia’ é esperada para os próximos dias; Trump deve viajar ao Oriente Médio

Destruição em Gaza

Israel e o grupo palestino Hamas chegaram a um acordo nesta quarta-feira (8) sobre a primeira fase de um plano de cessar-fogo na Faixa de Gaza, que consiste em liberar reféns e prisioneiros de ambos os lados. O acordo foi anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Espera-se que nos próximos dias haja uma ‘onda de diplomacia’, com uma possível viagem de Trump ao Oriente Médio, segundo a CNN.

Há um curto prazo previsto para o gabinete israelense apresentar petições contestando a libertação dos prisioneiros após o voto a favor do acordo. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reunirá a comitiva israelense para ratificar o acordo nesta quinta-feira (9). Depois disso, Israel pode seguir com a soltura dos prisioneiros detidos.

Após o recuo do exército israelense, o Hamas terá um prazo de 72 horas para liberar os reféns. Isso pode ocorrer até segunda-feira (13), segundo Trump. É possível, porém, que o cronograma seja alterado.

Alguns detalhes ainda precisam ser acertados pelas partes. Ainda não se sabe quais prisioneiros palestinos serão libertados, embora as partes já tenham trocado uma lista de nomes.

Leia também

O acordo

Israel e o Hamas concordaram com a primeira fase do plano em Gaza nessa quarta-feira (8). A primeira fase do acordo inclui a libertação de todos os reféns, retirada de tropas israelenses de Gaza e libertação de prisioneiros palestinos.

Um conselho de paz também deve ser criado para a região.

O desarmamento do Hamas e o futuro governo de Gaza ainda não foram definidos pelas partes.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.