Os corpos de outros reféns mantidos em Gaza devem ser liberados ainda nesta terça-feira (14), espera o Exército israelense. De acordo com a corporação, a Cruz Vermelha se desloca para recolher os corpos de vários reféns mantidos por militantes palestinos em Gaza, como parte do acordo de cessar-fogo em Gaza com Israel.
“A Cruz Vermelha dirige-se ao ponto de encontro no sul da Faixa de Gaza, onde lhe serão entregues vários caixões com os restos mortais dos reféns falecidos”, afirmou em um comunicado.
À AFP, um alto dirigente do Hamas disse que entregará os cadáveres de entre quatro e seis reféns na noite de terça-feira (14).
Mais cedo, o presidente Donald Trump deu um ultimato ao grupo e exigiu a entrega dos reféns. “Um grande fardo foi tirado, mas o trabalho não acabou. Os mortos não retornaram, como prometido! A fase dois começa agora”, escreveu.
A primeira parte do acordo de cessar-fogo prevê a libertação de 48 reféns do Hamas, sendo 20 vivos e 28 mortos, em troca de mais de 2 mil palestinos presos. Vale lembrar que, na última quinta-feira (9), Trump alertou que o processo de recuperação dos corpos
“Recuperá-los é um processo complicado. Prefiro não dizer o que eles precisam fazer para recuperá-los. Há lugares onde você não quer estar, mas vamos recuperar os reféns na terça, segunda ou terça-feira, e esse será um dia de alegria”, afirmou.
Veja nota completa
De acordo com informações recebidas, a Cruz Vermelha está a caminho do ponto de encontro no sul de Gaza, onde vários caixões de reféns falecidos serão transferidos para sua custódia.
A Unidade de Porta-vozes das IDF solicita ao público que aja com sensibilidade e aguarde a identificação oficial, que será fornecida primeiramente às famílias dos reféns e dos mortos.
O Hamas é obrigado a cumprir sua parte do acordo e fazer os esforços necessários para devolver todos os reféns e mortos para um enterro digno.
(Sob supervisão de Edu Oliveira)