Ouvindo...

Zanin vota e STF tem dois votos para condenar réus do ‘núcleo 4' da trama golpista

Primeira Turma da Corte está a um voto para formar maioria pela condenação dos acusados

Ministro Cristiano Zanin no julgamento da Ação Penal 2694 - ‘Núcleo 4'

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira (21) pela condenação dos sete réus que compõem o “núcleo 4" da denúncia sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

O ministro acompanhou integralmente o voto do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.

Leia também

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), o grupo teria usado a estrutura do Estado, incluindo a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para disseminar desinformação sobre as urnas eletrônicas, atacar autoridades públicas e desacreditar o processo eleitoral.

Moraes acompanhou o entendimento da PGR e afirmou que os acusados integravam uma organização criminosa que buscava “deslegitimar a Justiça Eleitoral” e fomentar um “levante popular” para que as Forças Armadas aderissem ao golpe.

Matéria em atualização

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.